Como prometido, hoje estou trazendo os livros infantis de culinária que não foram escolhidos por mim, mas que são tão bons que não poderia deixar de trazê-los aqui. Não há ordem de importância ou preferência, ok?
Dia de Festa - histórias e receitas para comemorar
texto: Gisela Tomanik
ilustrações: Luciana Schiller
editora: Nacional
Adorei a proposta deste livro: apresentar às crianças receitas e histórias gastronômicas associadas às diversas festividades e comemorações que nos rodeiam. Foi um daqueles livros que me fizeram parar e pensar “putz, que idéia fantástica, como nunca pensei nisso?” rsrs É fácil perceber que as nossas melhores lembranças gastronômicas (gustativas, olfativas, visuais e/ou auditivas), estão ligadas a comemorações, ou a momentos muito especiais. Aquele bolo de milho que sua mãe fazia no São João, o burburinho da família inteira enrolando docinhos para suas festas de aniversário, o cheiro das feijoadas ou churrascos nas comemorações de aniversário da turma, e por aí vai. Historicamente a humanidade celebra suas festas com comida, ao redor da mesa, em torno do fogão, e os textos do livro procuram mostrar essas associações entre as festas e a gastronomia. As ilustrações merecem ser comentadas a parte, pois dão um toque muito especial ao livro. Criativas e delicadas, elas são formadas por contornos bordados e uma série de elementos, como botões, tecidos, grãos etc. A estrutura do livro é dividida pelos vários tipos de festas, da nossa (casamento, aniversário, páscoa, Cosme e Damião) e de outras sociedades (ano novo chinês, halloween, festa das meninas - Japão). As receitas estão no final de cada capítulo, e são classificadas por faixa etária (3 a 6 anos, 6 a 10 anos e mais de 10 anos).
Um tico-tico no fubá - sabores da nossa história
texto: Gisela Tomanik
ilustrações: Camila de Godoy Teixeira e Rodolfo Zalla
editora: Nacional (coleção Dona Benta Comer Bem)
Como o primeiro, esse livro apresenta uma associação entre a gastronomia e a construção de sociedades, mas nesse caso a perspectiva é outra: a história antiga do Brasil, a partir do descobrimento. A idéia do livro é simples e envolvente, como todas as boas idéias. Em cada capítulo há um texto curto sobre a história do nosso país e a indicação de ingredientes ou tipos de pratos, seguidos pelas receitas, que possuem classificação etária (3 a 6 anos, 6 a 10 anos e mais de 10 anos). Por exemplo, o primeiro capítulo destaca o descobrimento do Brasil, ilustrado com imagem das caravelas, portugueses e índios. Depois do texto sobre o descobrimento, são apresentados outros com curiosidades sobre o palmito, a mandioca e o milho, e em seguida as receitas utilizando esses ingredientes. Outros capítulos falam sobre o ciclo do ouro, o ciclo do café, os bandeirantes etc. Uma forma deliciosa e divertida de, além de estimular o interesse pela culinária, ilustrar como se formou a história gastronômica de nosso país e seu povo.
Doçuras de longe, sabores de monte.
texto: Corinne Albaut
ilustrações: Aurelie Guillerey
editora: Nacional (coleção Dona Benta Comer Bem)
Outro livro da coleção Dona Benta. Desta vez as histórias gastronômicas e as receitas se reportam a países e regiões da Europa. Assim, cada capítulo do livro trata de uma região ou país, como Alemanha e Áustria, Espanha e Portugal, França, Itália. Uma viagem pela Europa, suas histórias e sabores. Para cada região, um texto com informações e curiosidades sobre as suas tradições culinárias, seguidas de receitas fáceis de serem repetidas pelas crianças.
Fogãozinho: culinária infantil em histórias
texto: Frei Betto e Maria Stella Libanio Christo
ilustrações: Regina Renó
editora: Mercuryo Jovem
Este é um livro especial por vários motivos. Mas para mim, o principal é que trata-se de um projeto de mãe e filho. A mãe, Maria Stella, foi autora de vários livros de culinária, e reconhecida como uma das maiores especialistas da culinária mineira. O filho, frei Betto, dispensa apresentações, pela sua militância pelos direitos humanos e a frente da mobilização social do programa Fome Zero. Pois bem, juntos eles criaram este livro que é perfeito para os que já estão na fase da leitura e dos questionamentos e reflexões sociais. O livro traz as histórias da turma do fogãozinho, e do menino João Limonada, que sente desde cedo a marca das injustiças sociais. As histórias da turma, contadas por frei Betto, são intensas e reflexivas, mas ao mesmo tempo fluidas e divertidas. As receitas trazidas por Maria Stella são fáceis e dispensam faca e fogão, própria para pequenos cozinheiros. Mas o que mais me chamou a atenção no livro foi a forma que os autores encontraram para juntar esses dois mundos. O livro se desenrola com as histórias da turma do fogãozinho e as receitas vão surgindo ao longo dela de uma forma muito gostosa e natural. Estou ansiosa para minha filha ter idade para ele, mas sei que não aguentarei esperar e o comprarei antes para mim rsrs
A panela amarela de alice: memórias de cozinha e maternidade
texto: Tatiana Damberg
ilustração da capa: Jana Magalhães
editora: Memória Visual
Esse, na verdade, não é um livro destinado às crianças, mas às mamães, tanto que nas livrarias está localizado na seção de puericultura. Mas achei que valeria a pena trazê-lo aqui, principalmente para as recém chegadas à maternidade. Ele e o da Juju eram os únicos que eu já conhecia, por conta das minhas pesquisas e aventuras gastronômicas, embora não os tivesse lido ainda. Tatiana Damberg, a Tatu, que mantem o Mixirica, um dos blogs de culinária mais badalados da net, escreveu este livro para dividir as suas experiências com a chegada da sua pequena Alice. Em tamanho mignon, o livro traz suas histórias desde o momento em que se descobriu como futura mamãe, e o desenrolar dessa doce (e louca...)* aventura. Para quem está embarcando nessa, o livro está cheio de receitas e dicas. Recomendo bastante para quem deseja formar uma experiência bacana do filho com a comida, criando um paladar diversificado e apurado desde cedo.
* parênteses por minha conta.
MIL,
ResponderExcluirQue interessante esta seleção!
Eu não tinha prestado atenção
para este segmento - culinária.
Talvez seja por causa da minha
pouca habilidade na cozinha.
Agora, com todas estas indicações
tenho uma chance enorme de me
tornar uma CHEF.rsrs
Fiquei de olho em dois títulos:
DIA DE FESTA (Que capa linda!Amei.)
e FOGÃOZINHO.
Valeu!
Bjs
CRISTINA SÁ do blog:
http://cristinasaliteraturainfantilejuvenil.
blogspot.com
Deliciosas dicas! Bjs,
ResponderExcluirEliziane
www.genuinoblogdaeli.blogspot.com
Muito interessante!!
ResponderExcluirObrigada por postar....
Mirtes, eu amei o seu blog!
ResponderExcluirEstou apaixonada, parabéns.
Um grande beijo para sua musa inspiradora