25 agosto 2011

Outras sugestões de livros de culinária para crianças.

Como prometido, hoje estou trazendo os livros infantis de culinária que não foram escolhidos por mim, mas que são tão bons que não poderia deixar de trazê-los aqui. Não há ordem de importância ou preferência, ok?

Dia de Festa - histórias e receitas para comemorar
texto: Gisela Tomanik
ilustrações: Luciana Schiller
editora: Nacional
 
Adorei a proposta deste livro: apresentar às crianças receitas e histórias gastronômicas associadas às diversas festividades e comemorações que nos rodeiam. Foi um daqueles livros que me fizeram parar e pensar “putz, que idéia fantástica, como nunca pensei nisso?” rsrs É fácil perceber que as nossas melhores lembranças gastronômicas (gustativas, olfativas, visuais e/ou auditivas), estão ligadas a comemorações, ou a momentos muito especiais. Aquele bolo de milho que sua mãe fazia no São João, o burburinho da família inteira enrolando docinhos para suas festas de aniversário, o cheiro das feijoadas ou churrascos nas comemorações de aniversário da turma, e por aí vai. Historicamente a humanidade celebra suas festas com comida, ao redor da mesa, em torno do fogão, e os textos do livro procuram mostrar essas associações entre as festas e a gastronomia. As ilustrações merecem ser comentadas a parte, pois dão um toque muito especial ao livro. Criativas e delicadas, elas são formadas por contornos bordados e uma série de elementos, como botões, tecidos, grãos etc. A estrutura do livro é dividida pelos vários tipos de festas, da nossa (casamento, aniversário, páscoa, Cosme e Damião) e de outras sociedades (ano novo chinês, halloween, festa das meninas - Japão). As receitas estão no final de cada capítulo, e são classificadas por faixa etária (3 a 6 anos, 6 a 10 anos e mais de 10 anos).



Um tico-tico no fubá - sabores da nossa história
texto: Gisela Tomanik
ilustrações: Camila de Godoy Teixeira e Rodolfo Zalla
editora: Nacional (coleção Dona Benta Comer Bem)

Como o primeiro, esse livro apresenta uma associação entre a gastronomia e a construção de sociedades, mas nesse caso a perspectiva é outra: a história antiga do Brasil, a partir do descobrimento. A idéia do livro é simples e envolvente, como todas as boas idéias. Em cada capítulo há um texto curto sobre a história do nosso país e a indicação de ingredientes ou tipos de pratos, seguidos pelas receitas, que possuem classificação etária (3 a 6 anos, 6 a 10 anos e mais de 10 anos). Por exemplo, o primeiro capítulo destaca o descobrimento do Brasil, ilustrado com imagem das caravelas, portugueses e índios. Depois do texto sobre o descobrimento, são apresentados outros com curiosidades sobre o palmito, a mandioca e o milho, e em seguida as receitas utilizando esses ingredientes. Outros capítulos falam sobre o ciclo do ouro, o ciclo do café, os bandeirantes etc. Uma forma deliciosa e divertida de, além de estimular o interesse pela culinária, ilustrar como se formou a história gastronômica de nosso país e seu povo.


 Doçuras de longe, sabores de monte. 
texto: Corinne Albaut
ilustrações: Aurelie Guillerey
editora: Nacional (coleção Dona Benta Comer Bem)

Outro livro da coleção Dona Benta. Desta vez as histórias gastronômicas e as receitas se reportam a países e regiões da Europa. Assim, cada capítulo do livro trata de uma região ou país, como Alemanha e Áustria, Espanha e Portugal, França, Itália. Uma viagem pela Europa, suas histórias e sabores. Para cada região, um texto com informações e curiosidades sobre as suas tradições culinárias, seguidas de receitas fáceis de serem repetidas pelas crianças.



Fogãozinho: culinária infantil em histórias
texto: Frei Betto e Maria Stella Libanio Christo
ilustrações: Regina Renó
editora: Mercuryo Jovem

Este é um livro especial por vários motivos. Mas para mim, o principal é que trata-se de um projeto de mãe e filho. A mãe, Maria Stella, foi autora de vários livros de culinária, e reconhecida como uma das maiores especialistas da culinária mineira. O filho, frei Betto, dispensa apresentações, pela sua militância pelos direitos humanos e a frente da mobilização social do programa Fome Zero. Pois bem, juntos eles criaram este livro que é perfeito para os que já estão na fase da leitura e dos questionamentos e reflexões sociais. O livro traz as histórias da turma do fogãozinho, e do menino João Limonada, que sente desde cedo a marca das injustiças sociais. As histórias da turma, contadas por frei Betto, são intensas e reflexivas, mas ao mesmo tempo fluidas e divertidas. As receitas trazidas por Maria Stella são fáceis e dispensam faca e fogão, própria para pequenos cozinheiros. Mas o que mais me chamou a atenção no livro foi a forma que os autores encontraram para juntar esses dois mundos. O livro se desenrola com as histórias da turma do fogãozinho e as receitas vão surgindo ao longo dela de uma forma muito gostosa e natural. Estou ansiosa para minha filha ter idade para ele, mas sei que não aguentarei esperar e o comprarei antes para mim rsrs


A panela amarela de alice: memórias de cozinha e maternidade
texto: Tatiana Damberg
ilustração da capa: Jana Magalhães
editora: Memória Visual

Esse, na verdade, não é um livro destinado às crianças, mas às mamães, tanto que nas livrarias está localizado na seção de puericultura. Mas achei que valeria a pena trazê-lo aqui, principalmente para as recém chegadas à maternidade. Ele e o da Juju eram os únicos que eu já conhecia, por conta das minhas pesquisas e aventuras gastronômicas, embora não os tivesse lido ainda. Tatiana Damberg, a Tatu, que mantem o Mixirica, um dos blogs de culinária mais badalados da net, escreveu este livro para dividir as suas experiências com a chegada da sua pequena Alice. Em tamanho mignon, o livro traz suas histórias desde o momento em que se descobriu como futura mamãe, e o desenrolar dessa doce (e louca...)* aventura. Para quem está embarcando nessa, o livro está cheio de receitas e dicas. Recomendo bastante para quem deseja formar uma experiência bacana do filho com a comida, criando um paladar diversificado e apurado desde cedo.

* parênteses por minha conta.

4 comentários:

  1. MIL,
    Que interessante esta seleção!
    Eu não tinha prestado atenção
    para este segmento - culinária.
    Talvez seja por causa da minha
    pouca habilidade na cozinha.
    Agora, com todas estas indicações
    tenho uma chance enorme de me
    tornar uma CHEF.rsrs

    Fiquei de olho em dois títulos:
    DIA DE FESTA (Que capa linda!Amei.)
    e FOGÃOZINHO.
    Valeu!
    Bjs
    CRISTINA SÁ do blog:
    http://cristinasaliteraturainfantilejuvenil.
    blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Deliciosas dicas! Bjs,

    Eliziane
    www.genuinoblogdaeli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante!!

    Obrigada por postar....

    ResponderExcluir
  4. Mirtes, eu amei o seu blog!
    Estou apaixonada, parabéns.
    Um grande beijo para sua musa inspiradora

    ResponderExcluir