16 abril 2012

Um presente especial e o consumismo infantil - parte 1

João Esperto leva o presente certo
Texto: Candace Fleming
Ilustrações: G. Brian Karas
Tradução: Peter O’Sagae
Editora: Farol
  
Há alguns dias li no blog da Paloma um convite que mexeu comigo: escrever um post sobre criança e consumismo. Taí um tema que me interessa, e que tenho lido um bocado pelos blogs maternos. Enquanto matutava sobre o que eu poderia escrever sobre o assunto, fiquei tentando lembrar de um livro que abordasse o tema para trazê-lo junto com minhas considerações, mas não estava conseguindo lembrar de nenhum.

Até que, na sexta-feira, uma ida a livraria me trouxe uma surpresa. Fui em busca de um presente para uma esperta menininha de 7 anos e logo na chegada à loja dei de cara com o João Esperto leva o presente certo. Ah, além de ser o presente perfeito, era o livro que eu procurava para trazer aqui junto com umas observações minhas sobre consumismo e infância.

É que João é convidado para a festa de 10 anos da princesa, mas ele é muito pobre, e não tem nada para dar de presente à ela, nem dinheiro para comprar. Ahhh, mas João é esperto, e com algumas trocas ele consegue os ingredientes para um bolo, e no dia da festa sai todo feliz com um lindo bolo de aniversário, feito por ele mesmo, para a princesa. Mas o caminho até o castelo é longo, e cheio de imprevistos, e o seu presente vai ficando pelo caminho...  mesmo assim, o pequeno João não desiste, e quando chega à festa encontra uma princesinha entediada com uma montanha de presentes magníficos e...  chatos. De mãos vazias, João encontra o melhor de todos os presentes para a princesa. Eu não vou contar qual é, claro, mas posso dizer que é algo que eu também adoro ganhar, e que tem tudo a ver com o Cachinhos Leitores.

A minha menina, que estava comigo na livraria, também adorou a história de João. Espero que ela tenha percebido que existem coisas que dinheiro nenhum pode comprar, mas que têm muito valor. Entretanto, ensinar isso a nossas crianças tem ficado cada vez mais difícil, e este tem virado um discurso muito retórico mas com pouquíssima aplicação.

E é aí que eu começo minhas observações sobre a infância e o consumismo, assunto que me interessa bastante. Porque o consumismo burro e vazio é para mim um daqueles fantasmas que, creio, toda mãe tem em relação aos filhos (e cada uma tem seus fantasmas próprios), e por isso tento combatê-lo diariamente. Como minhas observações ficaram longas demais, resolvi colocá-las itemizadas em um post específico, que será publicado imediatamente depois deste. Não deixar de dar uma olhada, tá?

3 comentários:

  1. Que delícia de post e delícia de livro. Vou procurar :-).

    ResponderExcluir
  2. Alice adorou! Já lemos duas noites seguidas!
    Perfeito!!!

    ResponderExcluir
  3. Curiosíssima!!!! Vou procurar esse livro amanhã. #mãenãolivredeconsumismo. rs

    ResponderExcluir