09 agosto 2011

Pai seta... Pai meta

Pê de pai
texto: Isabel Minhós Martins
ilustrações: Bernardo Campos
editora: Cosac Naify

O dia dos pais está chegando, e resolvi fazer uma pequena homenagem a eles. O livro Pê de pai descreve em suas páginas 24 “tipos” de pais. Na verdade nem são tipos de pai, são facetas que eles assumem no dia a dia, em suas relações com os filhos, e é impossível não se reconhecer, ou reconhecer alguém querido, em pelo menos algumas delas. O incrível é que o seu texto é formado apenas por expressões curtas, a maioria composta por duas palavras, e suas ilustrações, em poucas cores básicas, assemelham-se a sombras, quase sem detalhes e com poucos traços, e mesmo assim o livro transmite uma enorme sensibilidade. Acho que seu segredo está no fato da relação pai e filho ser tão intensa e presente na vida das pessoas, permitindo a compreensão e o encantamento assim, com elementos simples. Aliás, eu que sou assumidamente fã do que é simples mas carregado de significados, acho que é exatamente a simplicidade que dá o tom de encantamento ao livro, permitindo que cada leitor faça suas próprias associações e reconhecimentos.

Aqui em casa ele será uma homenagem ao pai da Cachinhos, no próximo domingo, que além de um companheirão para mim, é pai bóia, pai esfregão, pai colchão, pai doutor, pai freio de mão (meu favorito), pai chocolate e muito mais. Também reconheci nas páginas do livro o meu querido pai, que sempre foi meu pai casaco, meu pai escada, meu pai despertador, e hoje continua sendo meu pai cofre e meu pai motor.


Feliz dia dos pais!!! Para todos os pais, ou avós, ou tios, parentes ou aderentes, que conseguem ser para os filhos, ao mesmo tempo, pai seta e pai meta.

3 comentários:

  1. MIL,
    Lindo texto! Recheado com muita sensibilidade.
    O livro PÊ DE PAI é demais, ou melhor dizendo,
    ele mais com menos (menos cores, menos palavras,
    mas diz muito).
    Ele, reamente,é um livro-homenagem de filho para pai.
    Um bom domingo para sua família e até terça-feira.
    bjs
    Cristina Sá do blog:
    http://cristinasaliteraturainfantilejuvenil.
    blogspot.com

    PS. Li seu comentário (desabafo). Será que
    procurando bem não se encontra uma oficina de
    contação em Salvador? Visite o blog da Ilana
    Pogrebinschi. Ele faz oficinas em vários estados.
    http://ilanacontadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei esta dica e a de Neruda também. Obrigada!
    Eliziane
    www.gnuinoblogdaeli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Mil,
    Eu de novo. Estou seguindo o blog da
    escritora e contadora de histórias-
    CLÉO BUSATTO.
    O blog é: http://cleobusatto.blogspot.com
    Ela tem várias publicações sobre a arte de
    contação de histórias:
    .O FIO DA HISTÓRIA
    .PRÁTICAS DE ORALIDADE NA SALA DE AULA
    .CONTAR E ENCANTAR - PEQUENOS SEGREDOS DA
    NARRATIVA
    .A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS NO SÉCULO XXI
    Além disso, ela visita vários estados do
    Brasil fazendo palestras.No início do blog,
    ela apresenta uma agenda.
    Se for de seu interesse, dê uma passadinha
    lá.
    Bjs
    Cristina Sá

    ResponderExcluir