20 outubro 2011

Hora do banho!!!

Chuveiro
texto: Karen Acioly
ilustrações: Nathália Sá Cavalcante
Editora: Rocco

Aqui em casa a hora do banho é sem dúvida o momento mais tumultuado com a pequena Cachinhos. Em geral ela não dá trabalho para comer, fazer as atividades da escola, arrumar suas bagunças, mas falou em banho... a coisa se complica. E isso é desde bem pequenina, quando ainda nem falava direito. Já me disseram que era fase, mas uma fase de quatro anos, não é exatamente uma fase, né? Já me disseram para dar banho com a ducha, depois para trocar a ducha. Já me disseram para levar brinquedinhos para o banho, canetinhas laváveis para escrever nas paredes do box, esponjinhas de personagens. Já apelei até para o quadro de adesivos no estilo supernanny, mas o fato é que a figurinha percebeu que esse é um ponto fraco para nós, pois não temos ajudantes em casa e nossos horários são bem apertados, e deita e rola com isso. Todas estas táticas funcionaram temporariamente, mas logo os gritos de "não!!!", "não queroooo!!!", "não gostoooo!!!", ou os argumentos "depois eu vou", "preciso (?!?!) brincar só mais um pouquinho", "estou com sono", "mas eu nem estou suja", recomeçam.

Comentei sobre isso com uma amiga alguns dias antes do aniversário de minha filha do ano passado, e no dia da festinha nos deparamos com este divertido livro de Karen Acioly entre os presentes. Os desenhos são engraçados e coloridos. O texto curto brinca com as palavras e com situações que envolve o banho e o ato de limpar-se dos personagens. Aqui em casa as risadas são certas quando leio "o ciricutico da Nina" ou "a pindamonhangaba do Pedro", mas as gargalhadas vêem mesmo com "a bundoca da Clara". Nem sei ao certo porque, mas ela acha o termo bundoca incontrolavelmente "gargalhante"... Eu que adoro jogo de palavras me divirto horrores com a diversão dela.

E agora a hora do banho aqui em casa... bem, agora a hora do banho permanece como nosso conflito diário. Cada dia uma nova argumentação, uma nova estratégia, para ela e para nós. Mas os banhos acontecem, SEMPRE. Brinco que deve ser angustiante para uma fã do Cascão tomar tantos banho como a filhota toma (2 em casa e 2 na escola). Pode ser preguiça ou omissão minha, mas eu parei de tentar encontrar uma solução para isso de qualquer jeito. Estou encarando mais como um processo de protesto dela, uma necessidade de dizer não a algo que sabe que é importante para nós - certamente, se não fizessemos tanta pressão, a situação seria diferente. Por isso, agora, o banho antes de dormir só acontece quando realmente necessário, ou quando ela está mais receptiva. Do banho ao acordar eu não abro mão.

Quanto a Chuveiro, posso dizer que ele cumpre perfeitamente seu papel aqui em casa: nos divertir e lembrar que a hora do banho pode ser muito, muito divertida. Os livros são mágicos, mas somos nós quem escolhemos a magia que queremos deles.

Um comentário:

  1. MIL,
    Esta é a terceira vez que estou passando
    por aqui.Passei, mas estava com pouco
    tempo e não deixei comentários.

    A temporada da peça CABELOS ARREPIADOS
    da Karen Acioly teve início no dia 12
    de outubro. Li dois artigos nos jornais
    sobre este espetáculo no CCBB e fiquei
    com vontade de divulgá-lo. Fui pesquisar
    o trabalho da Karen e fiquei surpresa.
    Quantos prêmios! Quantos projetos! Ela
    é uma profissional muito dedicada.Espero
    que este espetáculo viaje pelo Brasil
    e passe por Salvador.Quem sabe? Vamos
    torcer para que isto aconteça.
    Bjs
    Cristina Sá
    http://cristinasaliteraturainfantilejuvenil.
    blogspot.com

    ResponderExcluir