25 outubro 2011

Tem certeza? Como sabe?

A sorte de Ozu
texto: Claudia Rueda
ilustrações: Fabio Weintraub
editora: Los Primeríssimos

O livro dessa semana foi mais uma grata surpresa da ciranda do livro da escola da filhota. Peguei ele na mochila meio desconfiada. Pequeno, fininho, realmente imaginei que fosse apenas mais um livro bobinho que não tem nada interessante para contar. Ledo engano. Sua história é grandiosa, embora simples, como a maioria das coisas realmente boas.

Na verdade, a história é baseada em um conto taoísta, que apresenta uma sucessão de acontecimentos que atingem a vida do menino Ozu, fazendo-o sentir-se ora o mais azarado, ora o mais sortudo menino do mundo. A cada novo acontecimento, Ozu achava que aquela tinha sido a melhor - ou a pior - coisa que poderia ter-lhe acontecido, e sempre ouvia de seu sábio pai: "tem certeza? como sabe?". E o acontecimento seguinte mostrava o quanto o menino estava enganado. Foi assim quando seu cavalo fugiu, e ele se sentiu o mais azarado dos azarados, e voltou acompanhado de outros cavalos, e ele se sentiu o mais sortudo dos sortudos, até que... outro acontecimento virou toda a história. Para nossos pequenos ansiosos, que querem tudo agora, definido, e encaram tudo com toda intensidade possível, é uma boa forma de fazê-los refletir sobre as imprevisibilidades da vida.

Aliás, taí um livro infantil que me botou pra pensar. Sempre tenho uma tendência a querer racionalizar e definir tudo que acontece em minha vida como BOM ou RUIM, esquecendo que tudo que acontece tem consequências, algumas boas, outras não. E como a vida dá voltas, e transforma coisas boas em ruins, e as ruins em boas. Que vontade de ter a sabedoria do pai de Ozu, e também saber esperar com tranquilidade as consequências de tudo que a vida me traz. Sem desespero, sem descuido. Porque a vida é essa que vivemos, e boa ou ruim, ela pode mudar.

Eita, que hoje eu viajei, né? Mas procurem o livro, tenho certeza que vão gostar.

3 comentários:

  1. Mil,
    Adoro seu blog. Adoro seus posts.

    Não conhecia A SORTE DE OZU, como
    também não conhecia a editora:Los
    PRIMERÍSSIMOS, a autora e o
    ilustrador. Vou pesquisar.

    Aproveitando sua dica e informações,
    vou comprar este livro.Preciso deste
    livro com urgência.rsrs Sou ansiosa.
    Confesso: não sei esperar com
    tranquilidade as coisas acontecerem
    na vida.É muito ruim ser assim.Quem
    sabe encontro nele a ajuda necessária
    para ser menos ansiosa.

    Como você mesma disse no outro post:
    "Os livros são mágicos,mas somos nós
    quem escolhemos a magia que queremos
    deles."
    um bj
    Cristina Sá
    http://cristinasaliteraturainfantilejuvenil.
    blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. ô Cris, eu que adoro seus comentários aqui.
    Poder encontrar pessoas que dividem comigo o prazer e a paixão pela literatura infantil é o melhor presente que este blog me dá.
    Quanto a ansiedade... vamos praticando uma visão tranquila da vida, quem sabe a gente consegue chegar lá.
    bjs,
    Mil Cachinhos

    ResponderExcluir