03 novembro 2011

Ser eu mesma


Quando eu crescer
texto: Anne Faundez
ilustrações: Katherine Lucas
tradução: Silvio Antunha
Editora: Ciranda Cultural

Trago hoje o livro que comprei na bienal. Estava lá, entre outros, a um preço tentador. Folheei um, outro e mais outro, e este me chamou a atenção, por trazer a tona algo que eu gostaria muito que minha filha nunca esquecesse: a importância de sermos nós mesmos. A personagem do livro faz uma série de questionamentos, sobre como as coisas serão quando ela crescer. O que serei? O que vou fazer? Como serei? O que vou comer? Quem viverá comigo? Que roupa vou vestir?  As respostas para as perguntas fazem a imaginação do leitor voar, como ser um pássaro no ar, voar para Marte, passear de rinoceronte ou ser imensa como um hipopótamo, mas foi o final que me fisgou: "quando eu crescer, realmente pouco importa como serei... desde que eu seja eu mesma!" Pronto, botei ele debaixo do braço e o trouxe para casa.

Quase sempre na intuição, é verdade, tento passar para a minha filha a importância de sermos quem somos, de valorizarmos nossas singularidades e autenticidade. Acho esse um valor verdadeiramente importante para ser passado para um filho. A pequena diz que quer ser professora, e me faz lembrar demais eu mesma com sua idade, quando dizia também que queria ser professora "de crianças". Mas já quis ser policial (isso com 2 aninhos), médica de bebê e cozinheira. O que mais quero é que ela entenda que poderá ser o que desejar, mas nunca deixará de ser quem ela é. Sei que haverá uma época aborrecente em que ser "apenas" do jeito que ela é parecerá muito pouco e bobo, e uma mãe dizendo que assim, "apenas", ela será uma das pessoas mais interessantes que há, não ajudará em nada. Por isso aproveito o agora para dizer-lhe isso, numa época em que ela ainda acredita e considera o que digo sobre ela rsrs Li o livro para a pequena e ao final fiz a pergunta clássica "e então, o que você vai ser quando crescer?" e ela respondeu "eu mesma"...

Um comentário:

  1. Mil,
    Linda resenha!
    Lindo encontro de mãe e filha!
    Lindo momento para conversar,
    fazer perguntas, ouvir respostas.
    O livro "QUANDO EU CRESCER"
    proporcionou tudo isso.
    um beijo para você e outro para
    a Milzinha,
    Cristina Sá
    http://cristinasaliteraturainfantilejuvenil.
    blogspot.com

    ResponderExcluir