22 maio 2012

Ah, todo dia é dia das mães!!!

Coração de Mãe
texto: Isabel Minhós Martins
ilustrações: Bernardo Carvalho
editora: Tordesilhinhas

Estou atrasada mais de uma semana, mas ahhhh... dia das mães é todo dia (risos). Sumi novamente, eu sei. Mas foi por um bom motivo, eu garanto. E mais, além de bom, o motivo rendeu livros maravilhosos, que logo estarão aqui no Cachinhos. Mas isso é assunto para outro post.

Hoje eu quero falar sobre o dia das mães. Este foi meu sexto dia das mães, e eles estão ficando mais especiais a cada ano, principalmente porque a pequena está entendendo cada vez mais a data. Bom, entendendo e desentendendo... ela sabe que é um dia de comemoração para as mães, um dia em família, e me enche de beijos e abraços - que eu adoro. Mas a mídia não perdoa, e ela me deixou de queixo no chão quando me disse alguns dias antes da data "mamãe, eu vou no shopping comprar um presente beeeemmm caro para você!" Claro que o que ela queria dizer é que queria me agradar e me dar algo especial, mas ouvir minha filha de 5 anos falar de "presente bem caro" e associar isso a algo especial para mim me chocou um pouco. Eu respondi, como se não estivesse entendendo bem, que não preciso de um presente caro, que isso não fazia diferença, mas que queria algo especial, que ela realmente quisesse me dar.

Ah, e eu sabia o que seria realmente especial... sabia desde o dia dos pais do ano passado, quando dei "Pê de Pai" para o pai dela. Mas, bem, ela só tem 5 anos, o pai não é lá muito observador, e eu não queria correr o risco de ficar sem meu presente especial. Por isso, numa ida a livraria avisei aos dois: "olha, só tem um exemplar de Coração de Mãe, e eu não quero correr o risco de perder, então vou comprar e vocês me dão no domingo". A pequena protestou enquanto eu seguia ao caixa "mas, Mamãe, sou eu quem tenho que comprar o presente!!!" Eu respondi na maior naturalidade: "Mas vocês está comprando, junto com a mamãe, e no dia das mães você me dá, certo? Assim todo mundo fica feliz." Ela ficou, e eu mais ainda rsrsrs

Coração de Mãe é como uma versão feminina de Pê de Pai, da maravilhosa autora portuguesa Isabel Minhós. O livro é novamente uma parceria entre ela e o ilustrador Bernardo Carvalho, e embora não tão brilhante quanto o livro dos pais, ele é de derreter o coração. Principalmente um coração de mãe...

"O coração de mãe não é só um músculo que bate sem parar. É um lugar mágico onde acontecem as mais extraordinárias das coisas..." O livro começa assim, e vai desfilando as várias situações entre mãe e filhos e descrevendo como o coração de mãe fica em cada uma delas.

A minha favorita é: "Nos dias de piqueniques, o coração de mãe é um passarinho"
Mas a que mais me identifico é: "Mas quando chega a hora de ir buscar os filhos na escola, parece um avião a jato" rsrsrs

Para conhecer todo o livro, deixo o link abaixo, com um videozinho da sua leitura. A leitura é de uma brasileira, mas a versão lida é a portuguesa, e algumas coisas estão diferentes da versão brasileira. De qualquer forma, dá para entender bem como o livro é fofo e verdadeiro.



Meu coração de mãe ficou quentinho de alegria ao receber meu presente especial, mesmo tempo sido comprado por mim. Ah, não importa! Eu já aprendi que o conceito de especial varia de uma pessoa para outra, e se quero algo que é realmente especial para mim... é mais prático ir lá e fazer acontecer (se isso for possível, claro). Ihhhh, tô ficando velha, já não tenho paciência para ficar esperando que meus desejos aconteçam com muito romantismo e emoções, quero mais é que eles aconteçam - rá. E todos ficam felizes, de verdade. Além do mais, a velhice está me deixando mais sábia, e sei que "o conceito de especial varia de uma pessoa para outra" e as vezes é preciso estar atenta e com o coração muito aberto para perceber o que de especial o outro faz para nós, todos os dias. Porque todo dia é dia das mães, isso é fato!

3 comentários:

  1. OI! MIL,

    SENTI SUA FALTA! SAUDADES!

    LINDO TEXTO! FIQUEI ENCANTADA COM
    O " CORAÇÃO DE MÃE ".
    NÃO CONHECIA ESTE LIVRO DA ISABEL
    MINHÓS MARTINS. REALMENTE, É UM
    LIVRO MUITO ESPECIAL. REGISTREI
    VÁRIAS DEFINIÇÕES FAVORITAS.

    APROVEITANDO A OCASIÃO, QUERO LHE
    DESEJAR UM FELIZ DIA DAS MÃES!
    BEIJOS
    CRISTINA SÁ DO BLOG:
    http://cristinasaliteraturainfantile
    juvenil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Especial é único, exclusivo!
    Lembro-me do meu filho com três anos; ele tinha fascínio por inseticidas. Numa ida ao mercado perto do dia das mães ele fala: queria ter dinheiro para te comprar de presente esse aqui verde. Foi o presente mais especial que ganhei!
    Te coloquei lá na lateral do blog para mais pessoas se encantarem com os cachinhos leitores!
    E vou aguardar mais dicas lindas. Beijo

    http://abrindoclareiras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ana Paula, estou aqui imaginado a carinha do seu filho te dando o inseticida! É exatamente isso. Ultimamente tenho aprendido a prestar mais atenção no que é especial para o outro e a reconhecer com muito clareza o que é especial para mim, sem esperar que eles se encontrem em algum momento. Incrível como as coisas começaram a ficar mais simples e felizes desde então...
    bjs carinhosos,
    Mil Cachinhos

    ResponderExcluir