15 agosto 2012

Quem tem medo do Grúfalo?

O Grúfalo
texto: Julia Donaldson
tradução: Gilda de Aquino
ilustrações: Alex Scheffler
editora: Brinque-Book

Por "razões misteriosas", eu ainda não conhecia o tão comentado O Grúfalo. Nunca o encontrava na livraria, e quando tive uma oportunidade de tê-lo nas mãos, não tive tempo de lê-lo. Enfim, o tempo foi passando e eu fui até esquecendo dele. Mas a vida nos prepara surpresas, e na semana passada a escola de minha filha propôs um amigo secreto de livros entre as crianças para comemorar o dia do estudante. Para minha felicidade, amigo secreto de livro é uma prática comum por lá, e já foi usada em outros momentos, como dia das crianças e encerramento do ano letivo. Escolhi um livro que adoro (e que preciso trazer aqui) para a pequena levar, e na volta ela trazia cheia de alegria O Grúfalo na mochila.

A história é uma adaptação de uma lenda folclórica, segundo a própria autora, que em sua adaptação criou o Grúfalo, um bicho que tem presas incríveis, uma verruga cabeluda na ponta do nariz e espinhos pelas costas espetados. Mas ele existe de verdade ou é apenas uma invenção do pequeno e astuto ratinho, que quer meter medo e escapar de seus predadores? O texto é todo rimado e muito divertido, ao contar como um ratinho, tão pequeno e indefeso, consegue enganar uma coruja, uma raposa, uma cobra, e até o terrível Grúfalo - todos querendo comê-lo.

É muito legal também para mostrar como algumas reputações são criadas em cima de simples lendas e suposições. E cá entre nós, não são apenas as crianças que acreditam em reputações irreais, não é? (risos). Agora estou curiosa para conhecer O Filho do Grúfalo, continuação deste primeiro, que já está na quarentena...

3 comentários:

  1. Ai que delícia ver oO Grúfalo aqui! Foi o primeiro livro do meu filho. Levei-o pela primeira vez a uma livraria e ele escolheu este. Adorou! Era aquela leitura com um tiquinho de medo... Logo depois compramos o filho do Grúfalo. Outro encanto. Vale sim ficar na quarentena!
    Vejo este livro já com uma certa nostalgia. É que meu filho está crescendo tão rápido...
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Não posso deixar de aplaudir essa iniciativa da escola sobre amigo secreto de livros. A Lu do gato de sofá me disse que na festa junina da escola há prendas que são livros.
    Ideias maravilhosas que ainda não aconteceram na escola dos meus. Estou tentando...

    ResponderExcluir
  3. Aqui, nós adoramos o Grúfalo!! Muito bom, né?
    Beijos

    ResponderExcluir