01 julho 2013

Distribuindo poesia...

A caligrafia de dona Sofia
texto e ilustrações: André Neves
editora: Paulinas

Como vocês sabem, Letícia trocou de escola este ano, e tem sido... digamos... um pouco difícil PARA MIM processar algumas mudanças. Algumas posturas em relação a alimentação e a condução de outras questões têm me deixado com o pé atrás - sorry, essa introdução é só um desabafo...

Apesar disso, no que se refere às questões pedagógicas, tenho ficado muito feliz com a condução das coisas. Letícia está muito bem adaptada e seus progressos em várias áreas são notórios. E o primeiro projeto do ano, que tratou de poesias e parlendas, me deixou muito feliz. Mais ainda com o fechamento dele, que se deu com um recital de poesias para o dia das mães. Emocionante define.

"O poeta
escreve poesia
para ser criança
todo dia"

Fernando Paixão

Com a pequena estudando poemas e poetas, lembrei-me deste livro e tratei de enviá-lo para a sala de aula. Acho que este foi o primeiro livro que comprei de André Neves - quando minha pequena ainda era uma bebezona - e depois vieram muitos outros. Hoje em dia, quando vejo seu nome numa capa, como autor ou como ilustrador, agarro logo o livro para conhecer, e quase sempre me apaixono. Acho surpreendente a estabilidade de André, como suas obras mantêm um excelente padrão, sempre - pelo menos na minha opinião. Acompanho muitos autores e ilustradores, gosto de seguir suas trajetórias, e para mim, poucos conseguem alcançar a estabilidade de qualidade dele.

"Ontem à tarde, quando o sol morria,
a natureza era um poema santo."
Castro Alves

Mas voltando para Dona Sofia, naquela época, eu sabia muito pouco sobre André Neves, e li o livro pela primeira vez, de pé em uma livraria, sem grandes expectativas. E foi sua história, tão doce e envolvente, que me conquistou em cheio. A história de Dona Sofia é encantadora: uma professora aposentada que dedica seus dias a cuidar de flores e a decorar as paredes de sua casa com.. poesia. Isso mesmo, seu amor pelos versos transbordava pelas paredes da casa, e ela, com sua linda caligrafia, as escrevia. Até o dia em que, cheias, as paredes não ofereceram mais espaços para poesias. O que faria Dona Sofia? Além das belíssimas ilustrações de André Neves, o livro trás vários trechos de poemas, dos mais variados poetas. Impossível um amante de poesias não se apaixonar.

"Há que se afirmar o corpo até o último sempre.
Exercer-se como instrumento capaz 
de receber a poesia do mundo"
Bartolomeu Campos de Queirós

A saída para o impasse de dona Sofia é o mais lindo possível: ela passa a escrever os versos, que já não cabem nas paredes, em cartões coloridos, decorados com flores prensadas, e os distribui a todos os moradores da cidade. É Seu Ananias, o único carteiro da cidade, quem as entrega. E a partir daí, a vida de Dona Sofia, de Seu Ananias, e dos moradores da cidade, começa a mudar. Todos começam a viver e dividir poesia. Uma história para pensar no prazer de ser lembrado por alguém, no valor do que se divide com amor (que dinheiro nenhum pode pagar), e no quanto pequenos gestos podem trazer efeitos surpreendentes. Eu, fico imaginando no quão delicioso seria um dia receber pelo correio um cartão com a linda caligrafia de Dona Sofia...

"Todos os dias deveríamos ler um
bom poema, ouvir uma linda canção,
contemplar um belo quadro
e dizer algumas bonitas palavras.

Pensar é mais interessante
que saber, mas é menos
interessante que olhar."
Goethe

2 comentários:

  1. Retirei este livro na biblioteca da escola das crianças.
    Encantador! Dá até vontade de escrever nas paredes!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mirtes. Acho que vou fazer um comentário monstro (monstro do bem, só no tamanho, tá?).
    É que eu fiquei um tempo sem vir por aqui e a-do-rei as mudanças. Ficou muito bonito seu blog, mas o mais legal foi ver tantos posts novos. Ainda não dei conta de todos, mas eu tinha que comentar neste.

    Quando este livro veio parar em minhas mãos, eu caí de amores. Ano passado encontrei com ele num sebo, sem nunca ter ouvido falar sobre o autor. Folheei e trouxe correndo para casa.
    Não é possível algo tão lindo! :o)

    Ele foi a primeira indicação que dei no jornal que edito para o meu site e tem tuuudo a ver com as cartas que criei. Gostaria muito de convidá-la para conhecê-las, estão em http://passarim.weebly.com/. Eu acho que você vai gostar... (Essa coisa de blog é assim, a gente lê a pessoa por um tempo e parece que é uma amiga antiga, né?)

    ...

    Agora vou dizer quem eu sou: sou Alê, do blog/site Passarim. Acho que cheguei aqui via KidsIndoors no ano passado, mas não tenho certeza... Sou paulistana, moro em São Paulo e tenho 2 filhotes (1 menina de 7 e um menino de 5). Mesmo antes de ser mãe eu já adorava (e comprava) livros infantis. Chegar aqui foi um caminho natural. :o)

    ...

    E agora vou dar um oi pra Ana Paula que também costuma me visitar. Oi, Ana! :o)

    ...

    Acho que agora é melhor parar.

    Beijo!

    ResponderExcluir