17 novembro 2013

Época de mudanças e um programa russo...


A vida é cheia de surpresas e mudanças, a maioria acontecendo em momentos diferentes. Mas de vez em quando ela resolve juntar uma porção de surpresas e mudanças para um mesmo momento. Foi o que aconteceu comigo nas últimas semanas. Nada muito radical, mas pequenas mudanças que juntas me tiraram do chão, por assim dizer. Algumas mudanças dentro de mim, outras do lado de fora. Algumas mudanças no trabalho, outras em casa. Algumas mudanças boas e outras nem tanto. Mas o tumulto está passando, e está ficando uma sensação boa de que quando as coisas se reajustarem, vai ser tudo muito melhor do que era antes!

Estou cheia de livros e coisas para contar aqui, mas antes queria fazer esse post assim, bem leve e descontraído, corrigindo um descompasso que causei no blog: não tenho nenhum post na sessão O que os cachinhos assistem! E temos visto tanta coisa boa... elas virão depois, mas hoje quero dividir com vocês a nossa mais nova descoberta. Descoberta feita pela filhota, diga-se de passagem.

Ela adora o youtube, principalmente pela possibilidade de ver seus programas favoritos seguidas vezes e no horário que desejar. Mas eu me preocupo muito com seu acesso não acompanhado a esse site... agora que ela já lê e escreve, adora fazer buscas no youtube por palavras-chaves, mas uma palavra-chave, como se sabe, pode levar a conteúdos bem distintos na internet... Por isso procuro supervisionar bem de perto quando ela está navegando no youtube. Bom, apesar disso, só vi A Menina e o Urso quando a pequena já tinha assistido vários episódios e estava irremediavelmente apaixonada. Tive sorte – ufa!!! – foi uma ótima descoberta.

Маша и Медведь, ou Masha e o Urso, é um desenho russo sensacional, que conta as aventuras de um urso enorme e amoroso, e uma menininha do tipo mais apimentado que há. Ela sempre se mete em confusões ou arranja problemas para o amigo urso resolver... mas tudo bem, eles se adoram, e apesar de todos os problemas que a menina arranja eles são mesmo ótimos amigos. Um programa absolutamente fofo e divertido, que deve agradar a todos.

Os episódios não são traduzidos para o português, mas têm tão poucas falas, que não há qualquer dificuldade em se acompanhar seu desenrolar. Aliás, assistir vídeos em outras línguas tem sido uma constante pra Letícia. Ela quer assistir um programa, digita na busca, e aparecem episódios em inglês, espanhol, croata ou chinês??? What´s the problem??? Ela assiste assim mesmo. E isso sempre me deixa pensando em como essa nova geração está mesmo anos luz da minha... na sua idade, e mesmo bem mais velha que ela, nunca tive esse tipo de estímulo, de ouvir línguas diversas (no máximo as músicas em inglês que eventualmente ouvia no rádio rsrsrs). 

O episódio abaixo foi o primeiro que assisti, e o meu favorito. Quando vi a primeira vez fiquei pensando que era uma pena não ter tradução para o português, mas depois percebi o quanto é legal assisti-lo assim, no original. Tem vários episódios disponíveis, e sabe, adorei toooodos!


Um comentário:

  1. Minha neta Emily tem 4 anos e descobriu ontem este desenho maravilhoso. Eu também me apaixonei por ele. Ela, como sua afilha também costuma assistir em outros idiomas, e isto para mim acho que é uma oportunidade muito excitante que as crianças de hoje possuem, a de se familiarizar com outros idiomas distintos do seu,e com certeza no futuro não terão maiores dificuldades em aprender outro idioma. Fiquei curiosa para saber o idioma do desenho, e minha suspeita não estava longe, porque fiquei em dúvida se era polonês ou Russo. Obrigado por compartir esta informação. Parabéns pelo seu blog. Gostei muito

    ResponderExcluir