21 maio 2014

poesias, cordeis e frutas!

O riso da melancia
texto: Maria Augusta de Medeiros
ilustrações: Bruna Assis Brasil
editora: FTD

Quem não gosta de frutas? Aqui em casa nós adoramos! E quem não gosta de poesia? Agora imagine juntar tudo em um livro com as delicadas e divertidas ilustrações de Bruna Assis Brasil? O riso da melancia foi uma gostosa surpresa que veio da biblioteca da escola, e nos conquistou de cara. A autora, Maria Augusta de Medeiros, classifica o livro como cordel, e é dessa forma, em estrofes de seis a oito versos, que ele apresenta 12 deliciosas frutas bem brasileiras, além da salada de fruta que encerra o livro. Duas estrofes para cada fruta, e elas são apresentadas com suas características, características de suas árvores e histórias engraçadas as envolvendo!

Tem a jabuticaba, a amora, a melancia, a carambola, a manga, o açaí, a graviola, o melão, a goiaba, o abacaxi, o mamão e a seriguela, além da salada de frutas! Eita, quanta delícia. Nem sei de qual eu gosto mais... Quanto ao poema, meu favorito é mesmo o da melancia, que brinca com o fato da fatia da melancia, cortada corretamente, lembrar um largo sorriso...



Ah, mas eu não poderia deixar de destacar também a seriguela, que como o poema lembra, nasce no Ceará, minha terra natal... e como esquecer as tardes sentada nos galhos carregados chupando os frutinhos amarelos e avermelhados? Alegria da criançada é um pé de seriguela carregado no quintal!


Não é lindo?

Hum, frutas e boa leitura: taí uma dupla que não devia falta na vida de ninguém! Principalmente de um alguém criança!!!

5 comentários:

  1. Poesia, frutas e boa leitura, que especial este livro!
    Vou te contar um segredo bem baixinho eu não conheço nem nunca provei seriguela.
    Mas adoro sorrir com o sorriso da melancia!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Ai, Ana Paula, venha me visitar e eu te levo para chupar seriguela no pé! Ah, que delícia!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Seriguela tem gosto de infância para mim. Uma delícia mesmo!
    Jaqueline Lima
    http://verdemamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Mirtes,

    Adoro o seu blog e o acompanho sempre que possível. Gostaria de saber se vc teria alguma indicação de livro para ajudar a criança a dormir sozinha. Minha filha de 4 anos só dorme se eu ficar junto com ela na sua cama. Isso sempre foi tranquilo para mim, porém recentemente comecei a trabalhar e os dias tem sido muito curtos para tantos afazeres. Ela dormia sozinha até por volta dos 2 anos e meio, enquanto dormia no berço. Depois que a passei para a cama ela exige minha companhia toda noite. Agradeço muitíssimo. Abraços e parabéns pelo blog.
    Kelly - mãe da Sofia e da Beatriz - Barretos - SP

    ResponderExcluir
  5. oi Kelly,
    essa fase é mesmo difícil, mas acredite, ela passa. Minha filha agora que já lê, várias noites me pede para sair do quarto dela para ela realizar suas leituras e dormir sozinha! Como dizem, a maternidade é a arte de se fazer dispensável rsrs Mas tenho sim alguns livros a indicar: Todas as noites do mundo - http://cachinhosleitores.blogspot.com.br/2011/09/fazendo-o-planeta-dormir.html é muito legal, e sempre funcionou muito bem aqui em casa. A casa assombrada - http://cachinhosleitores.blogspot.com.br/2012/07/medo-de-fantasmaaaa.html - também foi ótimo para a fase que minha filha acreditava piamente que haviam fantasmas no seu quarto. Se o medo é do escuro, sugiro Sombra da Suzy Lee - http://cachinhosleitores.blogspot.com.br/2013/07/mais-suzy-lee.html - um livro imagem super lindo. Mas olha, se o caso é só a necessidade de sentir sua presença, sugiro que você crie um ambiente com pouca luz e bastante silêncio e faça um ritualzinho de dormir com ela, e aí, qualquer livro pode servir muito bem. Aqui em casa ela escolhia um ou dois livros, deitávamos juntas, e eu ia lendo. Quando chegava no último, ou quando eu já estava muito cansada, eu ia dando a voz um volume mais baixo e um ritmo mais calmo e demorado... ela nunca terminava de ouvir a leitura rsrsrs Veja o que resolve melhor com vocês. boa sorte!

    ResponderExcluir