16 agosto 2011

As aparências enganam...

Guilherme Augusto Araújo Fernandes
texto: Mem Fox
ilustrações: Julie Vivas
editora: Brinque Book

O livro dessa semana é muito especial para mim, e eu estava louca para traze-lo aqui. Guilherme Augusto Araujo Fernandes é sem dúvidas um dos livros mais lindos que eu já tive o prazer de ler, daqueles que me emocionam e alegram a cada leitura. O interessante é que eu já o tinha visto nas prateleiras e sites das livrarias algumas vezes, mas seu título inusitado, confesso, nunca me atraiu. Uma capa de fundo branco, a imagem de uma velhinha e um garotinho de skate, e um título formado de quatro nomes próprios me parecia um conjunto nada atraente. Há pouco mais de um ano, entretanto, uma amiga me emprestou o exemplar de sua filha, junto com outros livros que ela havia utilizado na escola, e eu não pude acreditar que ele tinha uma história tão envolvente...

Guilherme Augusto Araújo Fernandes é um menino que mora ao lado de um asilo, e embora tenha um nome tão comprido, nem é tão velho assim. Ele é amigo de muitos velhinhos do asilo, especialmente de Dona Antônia, que perdeu a memória. Ao saber disso o menino sai numa busca para, primeiro descobrir o que é memória, depois encontrá-la para devolvê-la a sua amiga. Ajudado pelas percepções que outros moradores do asilo têm do que seja memória, o garoto consegue seus objetivos de uma forma ao mesmo tempo divertida e emocionante, sem se afastar da sua visão de criança. Além disso, o livro aborda a velhice de uma maneira muito doce, e o encontro de gerações com muita naturalidade. Eu, que fui uma criança que sempre gostou das histórias contadas por quem já viveu bem mais, fico particularmente emocionada com essa.

E o fato é que o  livro pouco atraente, que nunca ganhou sequer uma folheada minha nas livrarias, em minutos transformou-se em um dos meus favoritos, aliás, um do nossos favoritos. As aparências realmente enganam, e embora continue sendo atraída por elementos visuais e conceitos pré-definidos, depois de "Guilherme Augusto", estou muito mais atenta ao lado surpreendente dos livros infantis.

PS: comadre, obrigada por ter me apresentado essa pérola.

7 comentários:

  1. Quando meu filho mudou de escola, com o período já em andamento, sua turma tinha lido este livro e a professora disse que ele não precisaria ler. E também não me senti atraída nem pelo título, nem pela capa. Tempinho depois, voltei atrás e pedi à professora que emprestasse para ele ler. E quando eu li me encantei. Fascinante, de uma delicadeza ímpar. Que bom vê-lo aqui!
    PS. Eu sigo com aquele bichinho laranja ali em cima, mas sou totalmente cacheada! Bj

    ResponderExcluir
  2. Oi linda mil cachinhos, Amo esse livro.. concordo com o que você colocou: envolvente e emocionante, As ilustrações são belas e delicadas assim como a relação entre o novo e o velho, o ontem e o hoje. Na semana passada, a convidada para o nosso projeto escolheu esse livro Guilherme Augusto e levou os objetos que o menino cita foi um sucesso!!!!
    Beijos
    Maristela

    ResponderExcluir
  3. Ana Paula, que interessante descobrir que você teve as mesmas percepções que eu: falta de atração inicial e encantamento ao conhecê-lo. Ele hoje é um dos meus preferidos. Que bom ter você por aqui.

    Maristela, que bom que estou em sintonia com o Leituras ao vento!!! Não é a primeira vez, e para mim é uma honra.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Mil,
    Verdade! As aparências enganam.
    Não conhecia o livro "Guilherme
    Augusto Araújo Fernandes".Você
    tem razão. O título é muito
    inusitado.Eu não compraria este
    livro, observando o título e a
    ilustração da capa. Com a sua
    resenha e sua recomendação, já
    inclui este livro na minha
    "listinha" de compras.

    Fui pesquisar no site da editora
    Brinque.Book e descobri mais
    coisas sobre ele:

    1.A faixa etária recomendada -
    7 a 9 anos de idade;

    2.Foi considerado "Altamente
    Recomendável" pela Fundação Nacional
    do Livro Infanti e Juvenil (FNLIJ)
    no ano de 1996;

    3.A editora lançou uma versão digital
    em língua de sinais;

    4.A autora MEM FOX (AUSTRALIANA) é
    uma conceituada especialista em
    Literatura.

    Todas as informações consolidaram o
    meu desejo de adquirir o mais
    rápido possível de " GUILHERME
    AUGUSTO ARAÚJO FERNANDES" rsrsrs
    Grata pela indicação.
    bjs
    Cristina Sá do blog:
    http://cristinasaliteraturainfantil
    ejuvenil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu teria folheado por ser da editora Brinque-Book que adoro, mas a capa realmente não é muito atraente. *risos*
    Talvez você goste do livro "A velhinha que dava nome às coisas" Tb da Brinque-Book e bem fofo. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris, eu e minha filha adoramos A velhinha que dava nome às coisas, e nem sei porque nunca o trouxe aqui!!! Uma amiga nos emprestou quando minha filha tinha uns 3 anos, e ela me pedia para ler infinitas vezes, embora, na minha cabeça, tivesse texto demais para ela rsrs Obrigada pela dica, vou corrigir esse injustiça!
      bjs,
      Mirtes Aquino

      Excluir
  6. Olá, Mil Cachinhos!
    Descobri seu blog hoje, que delícia! Tão bom para uma nova mãe, como eu, encontrar recomendações de livros infantis, melhor ainda se deparar com livros que nos emocionaram...
    Guilherme Augusto de Araújo Fernandes é um dos livros da minha infância. Minha mãe sempre lia pra gente (muito tempo depois de eu e meu irmão termos aprendido a ler). Até hoje ela tem e com certeza lerá para a netinha!
    Paula

    ResponderExcluir