23 agosto 2011

Livros na cozinha


Juju na cozinha do Carlota
texto: Carla Pernambuco
ilustrações: Pinky Wainer
editora: Caramelo

A escola de minha filha trabalha com projetos trimestrais. Os projetos são abordados de forma multidisciplinar, ou seja, trabalham a linguagem, a escrita, a matemática, a história, e outras abordagens, e sempre há um convite de participação dos pais. Nesse trimestre, o tema do projeto me cativou de cara: Lápis, papel e garfo na mão. Embora eu tenha mais curiosidade que habilidade na cozinha, estou sempre buscando novas receitas e arriscando algumas coisas em casa, inclusive com ajuda de bons livros. E desde muito cedo estimulo a pequena a se aventurar também. De vez em quando eu solicito sua ajuda, e ela sempre vibra com isso. Despeja os ingredientes já medidos ou pesados, quebra os ovos, mistura com a colher, liga e desliga, com minha supervisão, os eletrodomésticos, dentre outras coisas. Quando a receita inclui palavras como “amassar”, “enrolar” ou “modelar”, vira farra pura. Procuro seguir um pequeno ritual: ela pega seu banquinho, eu pego a receita escrita, “lemos”, separamos, medimos e pesamos os ingredientes, preparamos e depois conferimos na receita se tudo foi feito certinho.

Por isso, quando tive conhecimento do novo projeto o desejo de comprar-lhe um livro infantil de receitas tomou conta de mim. Lembrei de já ter visto alguns em livrarias, e outros na net, mas não sabia ainda qual escolher. Assim, numa tarde tranqüila, fui sozinha a  uma livraria e olhei calmamente alguns livros no tema. O que começou como a despretensiosa escolha de um livro, terminou como uma divertida pesquisa sobre esse ramo da literatura infantil. Para minha surpresa, encontrei obras interessantíssimas, muito bem cuidadas, tanto no aspecto literário, como nas ilustrações, organização, e aspectos físicos, como tipo do papel e impressão. Alguns me fisgaram em cheio, e eu não poderia deixar de dividi-los aqui, mas eu tinha que escolher um, e devo confessar que apesar da qualidade das opções, essa não foi uma escolha difícil. Por isso, hoje irei apresentar o Juju na cozinha do Carlota, que foi meu escolhido, e na quinta-feira, excepcionalmente, trarei uma pequena resenha de outros livros do tema que merecem ser mencionados.

A minha escolha teve como critério principal a qualidade das receitas, e por isso afirmo que não foi uma escolha difícil. Como a autora faz questão de destacar, esse não é um livro de receitas infantis, mas um livro infantil de receitas. Aliás, a autora é a conceituada chef de cozinha Carla Pernambuco, proprietária do Carlota, um dos mais bacanas restaurantes paulistanos, e sua observação é perfeita. O livro traz receitas de fácil reprodução, que dispensam o uso de equipamentos complexos ou perigosos, mas não receitas "bobas" ou feitas para paladares pouco apurados. Pelo contrário, suas receitas exploram ingredientes e sabores diversos, possibilitando que os pequenos cozinheiros apurem e refinem seu paladar. E foi exatamente isso que me conquistou, pois era isso que buscava despertar em minha filha.

Carla escreveu o livro para sua filha Júlia, a Juju, que apresenta interesse pela culinária desde os 4 aninhos. Antes das receitas, o livro traz duas apresentações, uma da Juju e outra da Carla, ambas deliciosas de serem lidas com as crianças. São 29 receitas agrupadas em três capítulos: Salgados, Doces e Bebidas, e todas possuem classificação relativa ao seu grau de dificuldade, utilizando a ilustração de semáforos: verde para fácil, amarelo para médio e vermelho para difícil. O livro também tem uma apresentação sensacional, com ótimas ilustrações, inclusive para o passo a passo das receitas. Achei divertidíssimo observar minha filha, que ainda não lê, tentar decifrar as etapas de algumas receitas pelas suas ilustrações, e acertar a maioria. Ah, e no final o livro traz uma cartela de adesivos com algumas de suas ilustrações, o que deixou a Cachinhos, que adora adesivos, enlouquecida.

O livro é indicado para crianças a partir de 7 anos, idade da Juju quando o livro foi lançado, mas eu acho que com supervisão de um adulto e dependendo da desenvoltura da criança na cozinha, essa idade pode ser reduzida. Minha filha tem 4 anos e meio, e nós já fizemos 3 receitas: pão de queijo, (o pão pão queijo queijo), pasteis de banana, maçã e passas (os pastéis assados da Gabriela) e chocolate quente (o chocolate quente da fazenda). A massa do pão de queijo é feita no liquidificador, a massa dos pasteis é a comprada pronta e ele é assado no forno. Ela despejou todos os ingredientes do pão de queijo depois de me observar medi-los, junto comigo despejou a massa nas forminhas e sob minha supervisão assistiu encantada, pelo vidro do forno, os danadinhos crescendo lá dentro, segurou em minha mão para cortar as frutas, recheou, fechou e selou com um garfo os pasteis que eu coloquei no forno. Mas sem dúvidas o que mais curtiu foi mexer o chocolate quente quando estava no fogo: coloquei seu banquinho ao lado do fogão e fiquei ao seu lado, recomendando que ela levantasse mais o braço para que ele não encostasse na panela quente, segurasse na parte mais alta da colher de pau etc. Foi tudo muito gostoso, e o orgulho que ela sentiu ao servir o lanche ao papai foi impagável, assim como o que ouvi de sua boca outro dia: "Mamãe, eu decidi que não vou mais ser palhaço de circo (!!!) quando crescer, vou ser cozinheira, porque eu já sei cozinhar... ou eu posso ser palhaço de circo de manhã e cozinheira a tarde, né?"

Aqui em casa o livro está guardado na cozinha, junto com meus livros de culinária, e tem uma dedicatória que diz muito sobre minha relação com a cozinha:

Filha,
eu demorei muito tempo para descobrir que não nos sentamos à mesa apenas para matar a fome, e que as misturas em uma panela têm mais a ver com alquimia que com trabalho braçal. Torço que você demore menos tempo que eu para descobrir essas e outras verdades.
com amor,
Mamãe

 
Pastéis assados da Gabriela e Chocolate quente da fazenda:

Enviei o livro também para a escola, e a professora ao apresentá-lo para a turminha propôs uma votação para escolher uma receita para ser feita na sala. O chocolate quente ganhou e já foi feito pelos pequenos, que adoraram a experiência.

2 comentários:

  1. MIL,
    QUE DELÍCIA !!!!!
    O LIVRO, A CUMPLICIDADE DE VOCÊS DUAS
    NA COZINHA, OS MOMENTOS DE FELICIDADE,
    QUE FICARÃO MARCADOS PARA SEMPRE,SEM
    FALAR DAS GOSTOSURAS QUE RESULTARAM
    DESTE ENCONTRO.

    APESAR DE NÃO ESTAR ENQUADRADA NA FAIXA
    ETÁRIA INDICADA, ESTOU PRECISANDO DESTE
    LIVRO PARA APRIMORAR MEUS DOTES CULINÁRIOS.
    RSRSRSRS
    BOA DICA!
    BJS PARA VOCÊ E PARA A ASSISTENTE
    DE COZINHA,
    CRISTINA SÁ
    http://cristinasaliteraturainfantilejuvenil.
    blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Cristina,
    delícia é ler seus comentários!!!
    Estou fechando outras dicas de livros de culinária, e amanhã pela manhã estará postado. Acho que você vai gostar.
    bjs
    Mil Cachinhos

    ResponderExcluir