20 setembro 2011

Fazendo o planeta dormir...

Todas as noites do mundo
texto: Dominique Demers
tradução: Irami B. Silva
ilustrações: Nicolas Debon
editora: Companhia Editora Nacional

O livro que trago hoje chegou até mim de um jeito muito especial: através de um post do delicioso blog Gato de Sofá, de Luciana Conti. O blog de Luciana foi para mim, sem dúvidas, a maior inspiração para criar o Cachinhos Leitores, e nele peguei muitas e excelentes dicas de livros, como a que trago hoje. Fiquei super curiosa para ler Todas as noites do mundo, e algum tempo depois, quando a oportunidade surgiu, eu a agarrei na hora.

Todas as noites do mundo são iguais para o menino Simão: seu pai o coloca para dormir, e a todo o planeta. Uma a uma, todas as criaturas, de cada região do globo, rendem-se ao sono e à fórmula mágica pronunciada pelo pai de Simão, adormecendo enfim. Enquanto isso, Simão enxerga tudo com a sua imaginação. Aliás, imaginar o que o livro narra não é uma tarefa difícil. Seu texto e suas ilustrações conseguem sim, fazer nossa imaginação voar. Vou comprovar isso reproduzindo a página que mais gosto no livro:

"Os leões enormes sacodem a juba soltando rugidos lancinantes. Os baobás se arrepiam. Então todos os leões, os elefantes, as zebras, os rinocerontes, as girafas, as gazelas, as panteras e os outros animais, grandes e pequenos, de todas as matas dos trópicos, fogem à luz da lua. Eles partem às pressas para seus abrigos, seus covis, suas tocas. Correm para se lançarem nos braços da noite."

Sei que a foto ficou bem mequetrefe, mas dá para ver o quanto é legal, né? Toda vez que leio fico imaginando a juba do leão balançando e seus rugidos anunciando o final de mais um dia. Adoro ler para minha filha na hora de dormir, principalmente porque quando ela era menorzinha esse era um joguinho que eu repetia todas as noites: ir anunciando quem naquele momento já estava dormindo, dos seus coleguinhas da escola, familiares e amigos, aos passarinhos, cavalos, gatos, e todos os bichinhos que conseguisse lembrar. Ela sempre dormia no meio da lista.

Dêem uma olhadinha também no post da Lu Conti, ela identifica outros pontos do livro, como a deliciosa relação de Simão com o pai, o que vivenciamos tantas vezes em nossas casas.

Um comentário:

  1. Mil,
    Não conhecia este livro.

    Pelo que pude observar, trata-se
    do livro perfeito para ser lido e
    relido na hora de dormir.
    Trata-se de um livro de cabeceira,
    que na releitura sempre proporciona
    novas descobertas e que aproxima
    a criança dos pais.

    Achei a proposta muito,muito
    interessante.
    um bj
    Cristina Sá do blog:
    http://cristinasaliteraturainfantile
    juvenil.blogspot.com

    ResponderExcluir