13 outubro 2011

Somos todos brasileirinhos!!!



Brasileirinhos (2001)
Novos Brasileirinhos (2002)
Mais Brasileirinhos! (2003)
Bem Brasileirinhos (2004)
texto: Lalau
ilustrações: Laurabeatriz
editora: Cosac Naify

Ontem foi o dia das crianças, um dia tão especial para quem tem por perto um desses serzinhos fantásticos, capazes de transformar nossa vida e virar tudo de ponta cabeça. Foi ainda o dia nacional da leitura, instituído em 2009. Foi um dia especial aqui em casa, com direito a sessão de culinária entre mãe e filha, piscina e churrasco com melhores amigos, teatro no final da tarde e muita leitura. O presente da minha cachinhos foi escolhido a dedo e com muito carinho: os quatro livros da coleção Brasileirinhos e o cd produzido a partir dos livros.

A parceria entre Lalau e Laurabeatriz já produziu excelentes livros, muitos abordando a diversidade e os riscos da nossa fauna, mas para mim nenhum é tão especial quanto os da coleção Brasileirinhos. Foram selecinados 50 animais dentre os que estão na lista de risco de instinção do IBAMA, e cada um deles ganhou de Lalau uma linda e divertida poesia, de Laurabeatriz uma belíssima ilustração, além de uma pequeno texto com algumas de suas curiosidades, como habitat, alimentação e reprodução. Editados pela Cosac Naify, o resultado é encantador. Ah, e há algumas surpresinhas nos livros, como um jogo da memória e uma cartela de adesivos com as ilustrações usadas, e um cd com alguns poemas musicados. Pois é, é que o músico Paulo Bira, encantado com as poesias de Lalau resolveu transformar em músicas alguns de seus poemas, e o resultado é muito gostoso. No último livro da coleção (Bem Brasileirinhos) vem encartado um cd com oito destas músicas, mas o cd com as 15 produzidas pode ser comprado separadamente - foi o que eu fiz. Ah, mas as músicas são interpretadas por artistas diversos, como Zeca Baleiro, Paulo Tatit, Suzana Salles, Marisa Orth, entre outros.



A filhota adorou ouvir as músicas, riu muito com a do mico-de-cheiro, brincar com o jogo da memória e os adesivos liiiindos, e saber um pouco mais sobre os bichos que correm o risco de desaparecer. Não tenho dúvidas que este presente ainda nos renderá muitos momentos de diversão e aprendizagem. Para deixar um gostinho em vocês, segue abaixo o poema e o texto sobre o mico-de-cheiro:

Mico-de-cheiro

Fez xixi na árvore.
Fez xixi na moita.
Fez xixi na folha.
Fez xixi na plantação.

Fez xixi no galho.
Fez xixi no tronco.
Fez xixi na planta.
Fez xixi no chão.

Mico-de-cheiro,
Já para o banheiro!


Vive na Amazônia. Usa a própria urina para marcar seu território na mata. Anda em bandos e sua dieta é muito variada: insetos, frutas, sementes, folhas, flores, ovos e passarinhos. Por ano, milhares são capturados para laboratórios de pesquisa ou lojas de animais de estimação. Além destas, outra causa de sua extinção é a destruição de seu hábitat.

2 comentários:

  1. cachinhos,
    amo esta dupla. lalau e laurabeatriz são bons demais. vc tem razão: a coleção brasileirinhos é o ponto alto deles. aqui em casa, também adquirimos os quatro livros, naquelas compras loucas da promoção da cultura, e fazem o maior sucesso. foram exaustivamente usados no projeto asas para voar de alice, recitaram, desenharam... alice sabe várias das poesias de cabeça e até arthur arrisca um "garçom, garçom"
    beijoca

    mari
    viciadosemcolo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. MIL,
    Já coloquei esta coleção na
    minha nova lista de compras.
    Digo nova, porque a anterior,
    eu zerei na Bienal do Livro.
    Estou encantada com os livros
    da Coleção BRASILEIRINHOS de
    Lalau e Laurabeatriz.Que ideia
    fantástica a de musicar alguns
    dos poemas. Fiquei tão curiosa,
    que vou começar a procurar já
    os livros. Obrigada pela dica:
    comprar o CD separadamente,com
    15 músicas.
    bjs
    Cristina Sá
    http://cristinasaliteraturainfantilejuvenil.
    blogspot.com

    ResponderExcluir