14 fevereiro 2012

queria ser... flicts

Flicts - Edição Comemorativa/40 anos
texto e ilustrações: Ziraldo
editora: Melhoramentos

Eu pirei há alguns anos atrás, quando foi lançada a edição comemorativa de Flicts. Aliás, antes disso preciso dizer que não tive acesso a Flicts na minha infância. Na verdade, descobri sua existência já como mãe, portanto há poucos anos, numa livraria da cidade, quando encontrei uma amiga que procurava um presente. "Ah, claro, Flicts, vou levar. Este sempre agrada", ela disse. Como eu não conhecia um livro que sempre agrada? Sabe-se lá, mas eu não o conhecia. Devorei Flicts em pé, na livraria, e continuei perguntando como eu não o conhecia. Minha filha era um bebezinho, e uns 2 anos depois chegou às livrarias sua edição comemorativa de 40 anos. É, 40 anos, e eu não o conhecia...

Voltando ao início, quando soube da edição comemorativa pirei. Tudo bem que não foi um livro da minha infância, mas agora que eu o conhecia, era certo que ele precisava pertencer ao meu acervo, e era certo que minha filha precisava conhecê-lo em sua infância. E claro que precisava ser a sua edição comemorativa. Mas, e sempre tem um mas, a dita edição comemorativa foi lançada a um preço, digamos, indigesto para mim. Sim, admito, eu gasto considerável parcela da minha renda com livros, infantis ou não, mas me recuso a pagar valores, assim, pouco racionais. Então aguardei, como geralmente faço quando o objeto de desejo não cabe no meu bolso, e no ano passado a oportunidade me apareceu, e eu a agarrei com todas as forças.

Só o entreguei a Cachinhos há algumas semanas, e nesse tempo o li umas 4 vezes, antes dela dormir, e em nenhuma ela ouviu a história até o fim. O sono a roubou antes do "grand finale" (droga) em todas as vezes, e eu fiquei pensando que ela talvez não tivesse absorvendo nada do livro. Mas hoje, ainda no início da história, onde diz "não existe no mundo nada que seja Flicts" ela me disse entusiasmada "meu prato, mamãe, meu prato da escola é flicts". Na verdade é uma "forçação de barra", mas sim, a cor do seu prato na escola lembra "de longe" a cor flicts, e ela associou imediatamente. Depois dormiu, antes de descobrir que, além do seu prato, a lua... ahhhh... a lua é flicts.

PS1: impossível terminar sem dizer que Flicts, embora escrito em 1969, fala de coisas muito atuais para nossas crianças, como exclusão e bullyng. Mas Flicts não é um menino querendo aceitação, é uma cor, buscando um lugar no mundo para se encaixar. As ilustrações de Ziraldo são tão simples, mas junto com seu texto tão sinceras, que é impossível não se identificar com algo. É o primeiro livro de Ziraldo, um clássico, que vale a pena se desvendado.

PS2: alguém pode me ajudar com a programação de postagem no blogspot? Não tenho dúvida de que deve ser uma coisa bastante simples, mas não consigo fazer. Eu escolho opções de postagem, aciono a opção "Programado em" e ponho a data e o horário que quero. Para se ter uma ideia, escrevi este post em 12/02 e programei para 14/02 às 8:00h. São 15:35h do dia 15/02 e até agora nada... Ajudinha para esta blogueira meia-boca?

Nenhum comentário:

Postar um comentário