20 abril 2012

Histórias que o vento sopra... que Elma sopra

Vento
ilustrações: Elma
editora: Global

De vez em quando me pego perguntando porque cargas d'água não trouxe ainda aquele livro especial aqui. Não sei a resposta, mas com o livro de hoje aconteceu exatamente assim. Vento é um dos livros mais especiais para mim. Foi com ele que conheci o maravilhoso trabalho de Elma, e desde então ela tem sido minha ilustradora favorita (já falei dela aqui).

A sensação que tenho é que Elma soprou Vento assim, numa tarde clara de verão, talvez num domingo meio preguiçoso e muito inspirado. Sem usar uma única palavra, ela conta onde a imaginação e o vento podem levar três pequenos sonhadores, que são carregados por dezenas de pássaros e deslizam pela tromba de elefantes voadores.

Eu me derreto toda com a imagem da mãe que sopra para os filhos e depois os "prende" de volta a realidade. Não é esse o dilema diário do ser mãe? Soprar a imaginação e os mostrar/ensinar o que é real? Viver a fantasia da infância com o filho e a realidade do nosso louco dia-a-dia? Hoje me peguei pensando se estou conseguindo soprar e ajudar minha pequena a voar... tenho trabalhado tanto, me ausentado tanto, me estressado tanto... como é difícil equilibrar estas coisas e ter leveza para simplesmente soprar para eles, né?

Sempre gostei de dizer que a coisa mais importante que uma mãe precisa saber fazer é simplificar. Hoje eu acrescentaria que além de simplificar é preciso saber soprar. A maternidade deveria ser, além de simples, leve e fresca!


2 comentários:

  1. Você soprou a vontade de conhecer este livro em mim!
    Beijos

    http://ladodeforadocoracao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Lindo seu texto! É difícil mesmo equilibrar o estímulo ao sonho, ao questionamento, ao ouse e, ao mesmo tempo, puxar os filhos para a realidade.
    bjos

    ResponderExcluir