30 maio 2013

O que te faz escolher um livro?

Gabriel, já para o banho!
texto: Ilan Brenman
ilustrações: Silvana Rando
editora: Brinque-Book


Toda semana minha filha traz para casa um livro da escola que ela escolhe livremente. Observando suas escolhas fiquei pensando o que faz cada um escolher um livro. Certamente as ilustrações da capa, assim como seu título, têm grande influência. Uma capa bonita, colorida, e um título interessante ou instigante, atraem imediatamente o interesse. Mas, as capas às vezes nos pregam peças... Já demorei muito tempo para conhecer livros maravilhosos porque suas capas não me atraíram de cara – foi assim com esse e esse.

Mas o que me fez escrever sobre isso é o fato dela escolher com certa frequência livros sobre banho. Como sua “opção de rebeldia”, o banho realmente lhe chama atenção. O último escolhido foi Gabriel, já para o banho, mais um título muito divertido de Ilan Brenman. Como a maioria dos seus livros, esse também foi inspirado numa situação vivenciada pelo autor com suas filhas, situação já vivenciada tantas vezes aqui em casa: gritaria para que ela ENTRE no banho, seguida de gritaria para que ela SAIA do banho. Ahhh, sempre a mesma coisa. Hoje, ela do alto dos seus seis anos e meios, já se intitula uma menina grande, que exige autonomia para tomar banho e lavar os cabelos sozinha, mas continua resistindo na hora de entrar no chuveiro. Às vezes, esquecida de tudo, chora e corre pela casa como uma criancinha pequena... tudo bem, ela ainda pode (diferente de alguns adultos com atitudes infantilizadas que tenho visto por aí).

Quanto aos livros, a escola tem me ajudado a ensinar a ela outras estratégias para escolha de livros: observar o autor, o ilustrador, a coleção ou editora. É muito legal vê-la identificar quem escreveu e ilustrou cada livro e já eleger alguns favoritos, que nem sempre batem com os meus favoritos.

Ah, Gabriel é irmão de Clara, o primeiro livro que minha pequena decorou e passou a “ler” na vida, e um dos que ela mais gostou. E Clara e Gabriel são os nomes dos filhos de amigos queridos nossos. Sempre que vejo seus livros lembro dessa duplinha linda!

2 comentários:

  1. Mil cachinhos, olha só que interessante! Enquanto eu lia seu post, minha filha deitada no sofá, me disse: "Mãe esse livro é da mesma que escreveu o Gildo. Eu disse não, é outro autor. Mas depois olhei o nome da ilustradora e era mesmo! A Silvana Rando.
    Minha filha reconhece de longe o estilo de um autor ou ilustrador que ela gosta.
    Clara foi o primeiro livro que meu filho leu sozinho.
    Hoje, já escolhem por coleção ( estão lendo vários da coleção Barco a Vapor ).
    Espero que os banhos por aí sejam bem agradáveis! Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Ana, só hoje me dei conta desse seu comentário - provavelmente pq quando o escreveu eu estava às voltas com a reinauguração do blog...
      Muito bom ver os filhos identificando ilustradores e autores, né? Aliás, eu própria curto muito identificá-los rsrsrs Acho uma delícia reconhecer esse ou aquele estilo, traço, abordagem. E Clara é mesmo um ótimo livro para se começar a ler.
      bjs, e eu também espero que os banhos fiquem mais agradáveis por aqui...

      Excluir