07 junho 2011

As princesas soltam pum?

Até as princesas soltam pum
texto: Ilan Brenman
ilustrações: Ionit Zilberman
editora: Brinque-Book

Eu tenho uma boa quantidade de livros maravilhosos que gostaria de trazer aqui, mas não poderia começar com nenhum outro além do “Até as princesas soltam pum”, de Ilan Breman, com ilustrações de Ionit Zilberman, editado pela Brinque Book. 

Provavelmente a maioria já conhece, pois ele tem sido um grande sucesso desde o seu lançamento – aliás, recentemente foi lançada uma versão especial em capa dura, que eu consegui adquirir. Eu o conheci há alguns anos numa das minhas livrarias favoritas, enquanto buscava um presente para uma menininha muito querida por todos aqui em casa. Ela tinha concluído há pouco o ensino infantil, e eu queria comprar um livro especial para a pequena leitora. Quando bati o olho nesse livro, fui fisgada pela certa contradição entre a delicadeza da ilustração de sua capa e o seu título inusitado, e depois de correr suas páginas percebi que minha busca havia acabado. Daí em diante esse foi o livro que mais dei de presente para menininhas a partir dos  quatro anos (costumo anotar para quem já dei para não repetir o presente rsrs). 

Minha filha tinha acabado de fazer dois aninhos quando o conheci, e eu fiquei esperando que ela crescesse um pouco mais para apresentá-lo. Foi quando, perto do seu aniversário de quatro anos, ela o viu numa prateleira da livraria, e parece que foi atingida em cheio, igualzinho a mim. Pediu que eu lesse e riu muito com a história deliciosa de Laura, uma menina que chega da escola com uma grande dúvida: as princesas soltam pum? Só o fato de levantar uma questão escatológica já arranca risinhos e prende a atenção das crianças nessa idade, mas o livro vai além, e a história se desenrola pela divertida forma que o pai de Laura encontra para responder à pergunta da filha, deixando claro que sim, as princesas, como todos nós, soltam pum. Graças a Deus, né? Já pensou que chatas elas seriam se nem um punzinho pudessem soltar? rsrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário