21 junho 2011

quando Clara crescer...

Clara
texto: Ilan Brenman
ilustrações: Silvana Rando
editora: Brinque Book



Nossa família está vivendo uma fase fascinante, em que a pequena começa a dar passos mais precisos em direção ao mundo da leitura e da escrita. Já não é de hoje seu interesse pelas letras e palavras.  Curiosa, ela sempre gostou de observar e tentar imitar os leitores e escritores ao seu redor. Sempre li para ela passando o dedo sobre as palavras a medida que as lia, e ela gosta de me imitar quando brinca de ler. Mesmo antes de aprender as primeiras letras, gostava de rabiscar no papel bolinhas e bolinhas, como se fossem letras, em seqüência reta, algumas agrupadas, e com espaços entre os grupos. Dizia coisas como “vou assinar o papel” e o enchia de bolinhas. Pegava a revista de palavra-cruzada da avó e colocava bolinhas, uma em cada quadrado. No ano passado começou a aprender na escola as primeiras letras, e hoje já as domina bem, arriscando escrever as primeiras palavras. Não aceita mais que ninguém, além dela, preencha as etiquetas de presentes, bastando que soletremos o nome do aniversariante. Como é notório, eu estou adorando acompanhar esse processo, e fico encantada com suas descobertas, dúvidas, avanços, e a forma como gradativamente ela está ganhando firmeza e confiança.

Foi pensando em todas as delícias desse processo de letramento que escolhi o livro dessa terça-feira. Eu o conheci na internet, agora não me recordo exatamente onde. Tentei encontrá-lo nas prateleiras das livrarias, mas, sabe-se lá porquê, não tive sorte. Por fim, cansei e resolvi comprá-lo pela internet mesmo, no escuro. Quando chegam livros pelo correio, eu costumo recebê-los e aguardar um momento legal para apresentá-los a minha filha, mas nesse dia não deu, ela estava comigo quando Clara chegou e tivemos que ler juntas, um livro que eu ainda não conhecia... Vou resumir dizendo que o livro rapidamente virou um dos nossos favoritos.

Clara é uma menininha, como muitas outras, ansiosa por crescer e poder fazer coisas como os adultos fazem. Decidida, ela quer dirigir como a mãe, estalar os dedos como o pai, cozinhar como sua tia, e sabe que quando crescer fará tudo isso. As frases são simples e curtas, ideal para os menorzinhos, por volta dos 2 anos. A minha pequena pediu que eu o lesse tantas vezes que decorou seu texto. Foi a primeira vez que ela “leu” um livro para mim, e vocês não imaginam seu orgulho. Ia passando o dedinho pelas palavras, exatamente como eu faço, e repetindo as frases decoradas, ajudada pelas divertidas ilustrações de Silvana Rando. E o melhor, dando às frases as mesmas entonações que dou. Um livro para ter em casa e repetir a leitura muitas vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário