12 junho 2012

O que cabe em 1 ano.


Foto: Martha Stewart

E o Cachinhos Leitores fez 1 ano na semana passado – 07/06/2012. O feriado foi uma loucura, viajamos para participar do aniversário do meu sobrinho, e só hoje, quando o blog já está com 1 ano e 5 dias, consigo concluir esse post escrito em etapas. Tinha pensado em comemorar a data dando uma carinha nova, mais que isso, finalmente uma cara personalizada ao blog, mas a coisa do jeitinho que eu quero vai ter que esperar mais um pouco... então, vou esperar. Mas passar em brancas nuvens, jamais. Por isso, pelo menos esse post comemorativo eu me empenhei em fazer.

O Cachinhos Leitores, segundo o blogger, tem estatísticas tão tímidas que nem dá para comparar com a maioria dos outros blogs da net, mas de mansinho ele foi virando um xodó para mim, e hoje, confesso, fico feliz com todas as pequenas coisinhas que ele me proporciona. Como os 19 seguidores que chegaram aqui em sua maioria sozinhos, pessoas com quem eu não tinha contato algum anteriormente, ou saber que pessoas nos Estados Unidos, na Rússia, na Alemanha, e em outros países acessam o meu blog com freqüência, e principalmente pessoas tão especiais que estão sempre aqui lendo, comentando, sugerindo, como as queridíssimas Cristina Sá e Ana Paula, que também chegaram sozinhas. Sim, é claro que eu sei que muitos blogs pela internet afora contam seus seguidores usando 3 ou 4 dígitos, e que o número de comentários total do Cachinhos é inferior à média de comentários de muitos blogs, mas a verdade é que nunca escrevi aqui pensando em bater records, embora, claro, fique muito feliz quando vejo o número de visitas aumentando ou um post que recebeu mais comentários. Mas eu nunca divulguei realmente o blog. Na minha família e roda de amigos quase ninguém sabe dele, e até mesmo entre amigos virtuais, foram poucos os que souberam dele por mim – meu marido diz que eu sou maluca e não entende o porquê de manter um blog assim, sem divulgação. Bom, a parte do maluca talvez seja verdade, mas o porquê tem a ver com o que me motivou a criar esse blog...

Preciso dizer que sou uma viciada em blogs, e recorro a eles para quase tudo na minha vida. Preciso da receita de um bolo de chocolate gostoso e fácil de fazer? Sei o blog que pode me ajudar com isso. Idem para dicas de viagem, passo a passo para coisinhas artesanais, idéias para festas de aniversário, etc. Mas nas duas tentativas anteriores de manter um blog a coisa não engatou, e na correria do dia-a-dia ficaram sem atualização e terminei por apagá-los. Desisti de tentar e assim fiquei alguns anos. Até que percebi que os livros infantis me interessavam tanto que a vontade de falar deles não era algo passageiro. Mais que isso, sentia mesmo a necessidade de dividir com pessoas que tenham o mesmo interesse minhas percepções e experiências com a literatura infantil. O Gato de Sofá era uma inspiração constante, pois foi o primeiro blog do gênero que tive contato. Mas ainda me faltava coragem, e na verdade, sobrava medo de começar e desistir no caminho. Nesse momento eu tive o empurrão que precisava para seguir em frente, e ele veio da Mari do Viciados em Colo, que me incentivou a tentar mais uma vez, mesmo que sem grandes expectativas. E foi assim que o Cachinhos surgiu.

O nome eu já tinha há algum tempo, o layout eu fazia questão que fosse mesmo o do blogger, até que eu tivesse certeza que queria mantê-lo e que cara ele deveria ter. Comecei planejando posts semanais, que em alguns momentos viraram até mensais, mas nunca pensei em desistir. No começo tinha medo de faltarem livros para comentar, mas sempre tive uma lista de livros esperando a vez de virarem post, e só me faltou tempo para escrevê-los. Foram tantas alegrias, tanta gente boa que chegou aqui, que eu só posso querer continuar. Hoje tenho menos medo, meu anonimato está se perdendo aos poucos, e sinto que ainda tenho muito o que ensinar e aprender aqui.

Então, para comemorar, decidi fazer uma pequena retrospectiva e destacar as coisas mais importantes que aconteceram nesses 12 meses. Quer ver?

Junho de 2011 – início do blog e o primeiro livro que trouxe aqui: Até as princesas soltam pum. Foi nesse mês que trouxe Pedro e o Lobo, um dos campeões de acesso.

Julho de 2011 – comecei o mês com Era uma vez um gato xadrez e terminei com Menina bonita do laço de fita, outros dois campeões. Foi também o mês em que divulguei a promoção da livraria Cultura com a Cosac Naify e muita gente aproveitou.

Agosto de 2011 – ah, esse foi um mês muito especial! Vou ter que comentar sobre quase todos os posts... Trouxe Ode a uma estrela, Pê de Pai e Guilherme Augusto Araújo Fernandes, três livros que me emocionam e sobre os quais foi muito gostoso escrever, embora seus posts não sejam tão lidos. Mas foi ainda nesse mês que postei o campeão de acessos do blog: Outras sugestões de livros de culinária para crianças. Aproveitando o projeto escolar da minha filha, que tratava de culinária, fui em busca de livros do assunto para crianças, e postei separadamente o meu escolhido e uma listagem com outros ótimos títulos, esse último o post mais visitado de todos.

Setembro de 2011 – nesse mês eu queria destacar dois livros que não fazem sucesso nos acessos, mas que eu gosto muito: Cadê o juízo do menino, do querido Tino Freitas, que toca o projeto Roedores de Livro no Distrito Federal, e Todas as noites do mundo, que eu adoro ler antes de dormir para a minha filha.

Outubro de 2011 – mês das crianças, e eu postei meu presente para a Cachinhos, a coleção Brasileirinhos. Outro post entre os mais visitados, e com uma obra maravilhosa.

Novembro de 2011 – comecei este mês dando um piti por conta da Bienal do Livro da Bahia... e fiquei um tempo sem postar nada.

Dezembro de 2011 – voltei a postar já no final do mês, para desejar boas festas e escrever sobre Uma noite sem igual que é uma história natalina, e sobre Bichos que existem e bichos quenão existem, meu presente de natal para a filhota.

Janeiro de 2012 – percebendo que nos últimos natais tenho dado livros para a minha filha (além do famigerado presente do Papai Noel), passei o mês todo postando os livros que ela ganhou nos anos anteriores: Onde moram os monstros, Como começa? e O grande ursopolar. Foi ainda nesse mês que postei o texto mais triste de todos, falando sobre a morte de Bartolomeu Campos de Queirós, e ainda o livro dele que mais gosto: Para criar passarinho. Ah, no último dia do mês postei Obax, um dos meus preferidos e um dos posts preferidos dos meus leitores.

Fevereiro de 2012 – nesse mês apenas dois posts, mas com dois livros bem especiais: Severino faz chover e Flicts.

Março de 2012 – mês paradíssimo, sem nenhum post. A vida estava uma loucura e a cabeça voltada para outras coisas. De qualquer forma foi uma parada boa para perceber o quanto esse blog é importante para mim.

Abril de 2012 – voltando com os especialíssimos Peppa e Vento. Foi nesse mês que aceitei o desafio da Paloma e desandei a falar das minhas percepções sobre o consumismo infantil – post que me deixou mega feliz e orgulhosa, e que considero muito importante, mas que parece não ter agradado muito.

Maio de 2012 – nova parada por conta de uma viagem de férias (tentei deixar posts agendados, mas não consegui). Mas o retorno foi especial com Coração de Mãe e meu desejo de Feliz dia das mães.

Junho de 2012 – apenas um livro até agora, o liiiindo Flop com minhas ideias sobre bichos de estimação.

Parece pouco, e é mesmo (rsrs), mas essa trajetória foi muito importante para mim. Aqui fui me expondo, em cada livro colocando minhas ideias, minhas preferências, meus medos, meus defeitos, minhas contribuições. Falei um monte de bobeira, um monte de verdades, pisei na bola algumas vezes, mas procurei acima de tudo ser sincera e fiel às minhas ideias. Agora vamos seguir ao segundo ano! Tenho tanta coisa para contar e tanto livro para mostrar...

3 comentários:

  1. Mil,
    PARABÉNS!!!
    Não sei dizer a você como
    cheguei aqui. Sei que fui
    a primeira seguidora do
    seu blog e que adoro o
    "CACHINHOS LEITORES"!

    Na minha opinião, o que
    cabe em um ano, além de
    todas estas resenhas, é
    muita dedicação, emoção,
    carinho, amor aos livros
    infantis...

    Quero comemorar muitos
    outros aniversários do
    "CACHINHOS LEITORES".
    (nem pense em desistir)
    rsrs

    um beijo
    Cristina Sá do blog:
    http://cristinasaliteraturainfantil
    ejuvenil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mi, parabéns pelo blog! Sei bem o que é esta rotina com os blogs. Também já passei tempos em que postava pouco, mas o negócio é não desistir. Eles são uma bela janela para o mundo e nos trazem muitas pessoas legais, como foi o seu caso, e coisas boas. Parabéns mais uma vez. bjs

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! Pelo primeiro ano do blog, pela persistência e pelo desejo de continuar!
    Como disse a Luciana o negócio é não desistir!
    Seu blog é um xodó para mim.
    Beijos

    ResponderExcluir