07 junho 2013

Grande Reinauguração!!!



Sabe vontade de botar a boca no mundo, tipo subir em pernas de pau e sair na rua gritando em um megafone (alô Lucas! alô Ivana!)? Pois é, contrariando toda a timidez que me é inerente, estou com essa vontade hoje, dia em que o Cachinhos Leitores completa 2 anos de vida - embora tenha vivido muito mais em meus desejos de concretizá-lo. Já contei aqui que o Cachinhos não foi meu primeiro blog. Já tive outros dois. Não, espera - três. Todos morreram de inanição por absoluta falta de posts. O último acho que mal durou 1 mês. Dois falavam sobre maternidade e um sobre artesanato. Começava feliz da vida, mas a verdade é que me faltava ânimo para continuar. Por isso, quando uma amiga me provocou a voltar a ter um blog, fiquei tão temerosa de me lançar novamente nessa aventura de manter um espaço desse tipo na internet...

De uma coisa eu não tinha dúvidas, se fosse voltar a escrever um blog iria tirar do fundo do baú o meu sonho de escrever sobre literatura infantil. O sonho é antigo, vem do dia em que descobri o querido Gato de Sofá, da Lu Conti. Ainda lembro da primeira coisa que me veio à cabeça naquele momento: putz, como eu não pensei nisso antes?!?!?! Mas a verdade é que eu não me sentia preparada e nem com conhecimento para escrever regularmente sobre livros infantis, e fui guardando esse sonho no cantinho do peito, enquanto o interesse, as pesquisas e leituras dos livros infantis cresciam. Assim, quando a Mari me provocou a voltar a ter um blog já tinha certeza sobre o que seria. Mas será que conseguiria mantê-lo? E se esse tivesse o mesmo destino dos outros? Com alguns medos me rondando criei o blog e mantive o formato padrão do Blogger. O nome já estava escolhido há tempos: Cachinhos Leitores.



Confesso que fiquei meio incomodada de manter aquela cara padrão, tão impessoal, mas a verdade é que não queria investir no blog, como já tinha feito outras vezes, sem saber no que ia dar. Estava tão ressabiada que, mais do que não divulgar, não contei sobre ele para quase ninguém. Aliás, imagino que algumas pessoas próximas a mim fiquem meio tristes por eu nunca ter contado dele – não fiquem, por favor, foi só medo de fazer alarde para algo que depois não tivesse continuidade (além de um tanto de timidez, tenho que admitir). E assim nasceu o Cachinhos Leitores, um espaço para eu falar sobre livros infantis, um sonho se realizando para mim. Demorei um tempo e então contei para Mari e uma outra amiga em comum, e passei muito tempo sem receber a visita de ninguém além delas. Mas a internet, e os sites de busca, têm a magia de aproximar as pessoas com interesses comuns. E assim, recebi um belo dia o aviso do meu primeiro seguidor (seguidora, no caso). Alguém que eu nunca tinha visto, que simplesmente chegou por uma busca, gostou e quis me seguir.

Outros chegaram assim, chegando. Entre os amigos reais, nesses dois anos, além do marido, contei para mais umas 3 ou 4 pessoas. Algumas simplesmente descobriram meu anonimato. Ainda desconfiada, tímida, meio insegura, fui escrevendo e escrevendo. No começo tinha medo de faltarem livros para trazer aqui, porque minha proposta sempre foi muito clara: escrever sobre os livros que conhecemos bem, de preferência que temos em casa. Nunca escrevi sobre um livro lido uma única vez, ou não lido. Se não o tenho em casa, peguei emprestado, de amigos ou de bibliotecas. Ah, mas eles nunca faltaram. Pelo contrário, por minha falta de tempo ou inspiração, as vezes tenho que submeter os coitadinhos a uma fila comprida, que ainda por cima é cheia de “furos” - porque de vez em quando um título me apaixona e passa na frente de outros que estão na espera há meses.

Embora os números do blog continuem extremamente modestos quando comparados com outros blogosfera afora, fico feliz feito passarinho de saber que a maioria que me visita chegou aqui assim, chegando. Achou por acaso numa busca, leu, gostou e foi ficando. Ou viu divulgado no facebook em alguma campanha do Infância Livre de Consumismo que participei e também foi ficando. E assim tem uma galera por aqui. Nunca fomos apresentados, nunca nos falamos, mas o blogger sempre me conta que tem gente no mundo inteiro lendo esse bloguinho que nasceu de forma tão despretensiosa.

Mas deixa eu falar das novidades do blog, que estão me deixando tão feliz! Primeiro a carinha nova dele. Enrolei, enrolei e enrolei para arrumá-lo, mas quando decidi fazer isso não quis nem pensar em outra pessoa que não a querida Lu para dar uma carinha só dele. Essa moça é talentosa demais, e não é só isso! É atenciosa, é sensível e tem um amor pelo que faz que é contagiante. Fiz com ela a ilustração de minha filha para seu aniversário de 5 anos, e desde então me apaixonei por seu trabalho. A leitora cacheada lá de cima, claro, é minha pequena Letícia, que já nem é tão pequena assim. Essa ilustração me emociona muito, por ver minha filha toda vez que olho para ela, pelo carinho com que foi feita, reproduzindo inclusive a estampa do vestido que minha filha usava na foto que mandei de modelo, pelos cachinhos voando e formando o nome do blog, e pelo livro que a pequena tem nas mãos, que inspirou o nome do blog como eu explico aqui, no meu primeiro post. Lu, minha eterna gratidão por tanto carinho em forma de ilustração.



Para fazer jus à ilustração, busquei alguém especial para arrumar o layout, e o destino me trouxe Flávia. Foram alguns meses de namoro até que finalmente tudo conspirou a favor e começamos a pensar o layout, que ficou pronto em menos de 1 mês. Obrigada Flávia, pelo carinho e atenção, e pela paciência com essa anta tecnológica. E eis que hoje, 07 de junho de 2013, 2 anos depois daquele primeiro post, o Cachinhos Leitores tem uma identificação própria, uma cara para chamar de sua!

E mais algumas novidades: o fim do anonimato, que já vinha caindo lentamente há alguns meses. Sou Mirtes Aquino, a mãe da Letícia e a esposa do Thiago (veja mais lá no Sobre os nossos cachinhos – no menu principal). Além disso, criei três categorias para os livros infantis trazidos aqui. O objetivo não é fazer uma classificação definitiva ou precisa, até porque não tenho conhecimento para isso (e acho extremamente temerário tentar fazer algo assim), mas apenas facilitar a busca de livros pelos leitores do blog. Assim, criei as categorias: Preciso que leiam para mim – destinada aos livros que sejam acessíveis aos pequeninos que ainda não começaram a descobrir as letras; Começo a me arriscar na leitura – para os livros que estimulem o processo de letramento ou que possuam textos curtos mais instigantes para incentivar quem começa a se aventurar na leitura; e Já sou um leitor independente – para os livros um pouco mais densos e com temas que interessem aos maiores e que já leiam sozinhos. Basta clicar em qualquer uma delas na lateral direita e ser direcionado para os posts específicos. É claro que estas categorias não são excludentes, e vários livros estão classificados em duas e até nas três categorias. Mas acho que essa divisão facilitará as buscas de quem chega ao blog.


Mas talvez a maior novidade do blog seja o fato de que estou abrindo, pela primeira vez, a possibilidade de falar sobre outros assuntos além da literatura infantil. Não, o blog não será descaracterizado por isso... continuarei tendo como foco a literatura infantil. Mas faço essa mudança porque já senti algumas vezes muita vontade de dividir aqui algo que considero muito interessante e/ou relevante para a infância mas que não é um livro. Já aconteceu com músicas, com filmes, com peças, com brincadeiras... enfim. Aliás, até já aconteceu de trazer algo diferente uma ou outra vez, mas agora, se isso acontecer novamente, há um espaço reservado para cada coisa. Assim, ali no menu principal (horizontal), estão, além do Sobre nossos cachinhos, as sessões: O que os cachinhos leem (com todos os posts sobre livros); O que os cachinhos ouvem (com os posts sobre músicas); O que os cachinhos assistem (com posts sobre filmes) e O que mais os cachinhos curtem (com o que me der na telha – inclusive livros não-infantis). Não tenho dúvidas que os posts destas sessões novas serão raros, e que predominará sempre os de livros infantis. Mas acho que será muito bom ter um cantinho reservado para outros devaneios, mantendo uma certa ordem na casa.



E é isso. Aliás, escrevi demais. Fiquem a vontade para vasculhar e remexer nas nossas novidades. Testem tudo e me contem o que acharam, deem sugestões. Fiz dessa forma pensando em facilitar a vida de quem me lê, então é bom saber se acertei ou não nas escolhas. Ah, e para não jogar todas as novidades de uma vez só, vou deixar vocês descobrindo o novo layout, e amanhã venho com a última novidade!!! Hummm, amanhã eu conto...

6 comentários:

  1. MIRTES,
    É um prazer conhecê-la! Durante dois
    anos, escrevi para a "MIL" Cachinhos do
    blog Cachinhos Leitores. É um prazer,
    também, conhecer a sua família.

    Estou me sentindo em casa. O blog
    ficou " aconchegante ". Lindo demais!

    Parabéns pelo aniversário do blog!
    Realmente, não se faz dois anos todo
    dia. É preciso comemorar. E assim,
    em grande estilo, nós leitores
    recebemos este presente - um novo
    blog, apresentado pela ilustração
    encantadora da sua filha Letícia.
    (Parabéns! Lu) Lindo trabalho!

    Mirtes, gostei muito das páginas,
    que você e a Flávia criaram:" o que
    os cachinhos leem, ouvem, assistem
    e curtem". Ficaram excelente! Os
    marcadores "Encontre livros para cada
    tipo de leitor", realmente, facilitam
    a busca de livros para as diversas
    faixas etárias.

    Quanta novidade! E amanhã tem mais!
    OBA! Fiquei curiosa. O blog aniversaria
    e nós, leitores, recebemos todos estes
    presentes. rsrsrs Obrigada pelo carinho!

    um beijo da sua primeira leitora/seguidora
    Cristina Sá do blog:
    http://cristinasaliteraturainfantilejuvenil.
    blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina, que bom que você foi também a primeira a comentar no post! Seu apoio e sua presença sempre foram fundamentais para mim. Obrigada sempre!!!

      Excluir
  2. Mirtes querida, que cantinho mais lindo!!! E essa ilustração com Leti está realmente de emocionar! Com certeza seria motivo para chorar todas as vezes que olhasse, muito, muito linda!

    Uma das grandes e belas surpresas que tive desde que entrei no mundo dos blogs foi ter conhecido pessoas como você e Mari, que são inspirações pra mim!

    Esse espaço é um espaço de sensibilidade, de cultura, e acima de tudo de muito amor! Ele está revelado em cada ilustração daqui e nas suas palavras :)

    Desejo que este blog cresça muito e que a experiência da leitura seja um incentivo para muitos outros pais e mães que estão nessa caminhada!

    bjos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada, Ivana! Não foi pelo Cachinhos que te encontrei, mas é muito bom ter você hoje aqui. Você é daquelas amigas que enchem a vida da gente de arte! Obrigada!!!

      Excluir
  3. Que LIIIIIINDO!!!!

    Nossa, tô emocionada de ver minha ilustração num cantinho tão lindo e especial! Tantas mãos dedicadas e tanto amor não poderiam dar em outra! Adorei as categorias pra leitores em diferentes etapas de leitura! Super util!!!

    E obrigada pelas palavras, pelos elogios, pelo carinho! Amei! Cada trabalho que eu faço é único e especial e sua Letícia já tem um cantinho só dela no meu coração (e no meu bloco de desenho! haha).

    Muito sucesso pra você! Parabéns pelo blog novo e pra Flávia, que sempre impressiona com seu capricho!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Mirtes, parabéns pelos 2 anos do Cachinhos Leitores. A ilustração ficou linda! Eu também sou fã do Gato de Sofá e do Viciados em Colo.
    Adorei o seu relato de como surgiu o Cachinhos Leitores.
    Vou vasculhar as dicas por aqui.
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir