14 junho 2011

É UMA VACA!!!

A vaca que botou um ovo
texto: Andy Cutbill
ilustrações: Russell Ayto
editora: Salamandra

O livro de hoje foi uma grata surpresa dentre os presentes de aniversário que minha filha ganhou em sua última festinha. Ela ganhou vários livros, o que meu deixou super feliz, e eu os fui lendo aos poucos. Não me perguntem o porquê, mas "A vaca que botou um ovo", apesar de super atraente visualmente, foi o último a ser lido. Sim, foi o último, mas foi provavelmente o que ela mais curtiu. Naquele dia em que o li pela primeira vez, o fiz mais umas 8 vezes, a pedido da pequena, em diferentes momentos do dia. E até hoje, em casa, ou quando o encontramos na livraria, esse pedido é repetido.

A história fala de uma vaca que não se sente especial, pois não consegue fazer coisas legais como as outras vacas, que andam de bicicleta e plantam bananeira (!!!). Até que um dia essa vaquinha comum bota um ovo, e causa um fuzuê na fazenda, gerando admiração, orgulho, curiosidade e inveja. O livro é uma delícia, colocando esses sentimentos tão fortes e presentes na vida de todos de uma forma leve e divertida. As ilustrações são um capítulo à parte. Quase dá para ouvir os gritos que os personagens soltam, ou  o barulhinho do ovo quebrando, e dá medo de cruzar o olhar fulminante das vaquinhas invejosas. Mas o que mais gostei desse livro é que ele tem um final sensacional e dá à criança a possibilidade de interpretar a história como quiser, e de voltar atrás na sua interpretação.

A minha pequena de cachinhos, quando ouviu a história pela primeira vez gritou ao ver a ilustração do ovo quebrado (já no finalzinho do livro): é uma galinha. E nas enésimas vezes seguintes, ao ver a mesma ilustração: é uma vaca. Quem disse que não se pode mudar de opinião depois de uma primeira impressão? A vida nos convida a isso o tempo inteiro, não é? É esse o convite que o livro faz aos pequenos e grandes leitores, e ela aceitou o convite e fez sua escolha: é uma vaca, e tenho dito.

Um comentário:

  1. Oi Mi!!! Fico feliz em saber que um presente que demos está fazendo sucesso com a pequena!! Adorei seus comentários!! ps: vá guardando esses livros para sua afilhada!!rsrsrssrsrbjs

    ResponderExcluir