12 julho 2011

As várias possibilidades de uma vida e a arte do desapego.

Botão
texto e ilustrações: Sara Fanelli
editora: Manole 

O livro de hoje foi descoberto por mim em uma das nossas visitas a Praia dos Livros, um sebo super astral localizado no porto da Barra, aqui em Salvador. A loja foi mais uma descoberta que fiz no Pequenópolis, e tem uma área exclusiva para as crianças, onde dá para se esparramar para leituras. Um passeio que é sucesso garantido com minha Cachinhos é passear no calçadão do porto, tomar água de coco e visitar o sebo. Se fizermos uma parada no farol da Barra, então...

Fomos lá algumas vezes, e já fizemos boas aquisições. Numa das vezes o Botão estava lá, no meio dos outros livros, e foi impossível não percebê-lo com sua capa dura preta e seu grande botão vermelho. Aliás, o botão da capa gira, e pelos seus quatro buracos vão passando alguns dos personagens, o que já garante que a brincadeira comece antes do início da história. Ah, a história... o botão queria conhecer o mundo, por isso se esticooooou, puxoooou, e soltou-se do casaco ao qual estava costurado. E saiu rolando por aí, passando pelos outros personagens, e na mão de cada um deles o botão ganhou uma utilidade diferente. Mas a verdade é que ele não conseguia se identificar com nenhuma delas, afinal, ele é mesmo um botão... Adoro a história, ela me faz lembrar que nossa vida é cheia de múltiplas possibilidades, e é legal buscar conhece-las, mas para ser feliz com uma delas é preciso ter consciência do que realmente somos. Enfim, viagens minhas... 

O fato é que quando o comprei minha pequena tinha uns 2 aninhos, mas foi mais recentemente, com 4 anos, que ela começou a curti-lo, entendendo suas nuances. Não posso deixar de dizer que além da brincadeira da capa existem outras, como as diversas formas com que o texto se apresenta no livro, obrigando o leitor a hora estar com o livro de cabeça para cima, hora de cabeça para baixo, hora de lado e as vezes o girando em todas as direções para conseguir ler todas as suas frases – o que sempre arranca risadas. As ilustrações usam traços simples, e fazem composições com colagens, o que fez minha filha exclamar outro dia, enquanto passava o dedo eufórica por uma imagem: “olha, mamãe, ele fez colagem de revista”, provavelmente lembrando suas próprias colagens.

Escrever sobre esse livro me fez lembrar também do quanto sou apegada aos meus livros infantis. Acho uma delícia ir a sebos e comprar livros sabendo que eles já passaram por outras mãos e carregam em si muitas histórias... mas não me imagino vendendo nossos livros em um sebo, dividindo nossas história com pessoas desconhecidas. Sim, preciso exercitar o desapego com os livros infantis, como já consegui com outras coisas, mas por enquanto, eles estão tendo muita utilidade nessa casa...

3 comentários:

  1. Amei o seu blog. Gostei muito dos livros que você indica. Também amo literatura infantil e tenho um pequeno acervo pessoal, adquirida passeando em sebos por onde passo...Também sou muito apegada aos meus livros e achei uma forma diferente e muito legal de compartilhar eles sem me desfazer deles. É o projeto "Leituras ao vento" entra lá no blog pra voce conhecer melhor.
    A partir de hoje vou seguir seu blog e já coloquei(sem sua autorização rsr espero que compreenda) seu post sobre "Pedro e o lobo".

    Ah!adorei o nome do blog, Estamos tentando, eu e minha filha de 12 anos, fazer que nossos cachos se transformem em lindos cachinhos, mas é muito difícil.

    Beijos

    Maristela Melo do blog: http://leiturasaoventomaringa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá! MIL,
    (Posso chamá-la de MIL?)rsrsrs
    Adorei a indicação do livro BOTÃO,
    com texto e ilustrações de SARA
    FANELLI (ed. MANOLE).
    De cara, fui fisgada pela capa-
    um livro com capa dura ( Amo livros
    com capa dura), e com um imenso botão
    que gira. Se isso não bastasse, pelos
    4 buracos deste grande botão, já
    podemos visualizar alguns dos
    personagens.Pronto! Já me conquistou!
    A história parece apresentar muitas
    surpresas, já que o botão em sua
    "VIAGEM" vai passando de mão em mão
    e ganhando mil e uma utilidades.
    Estou completamente apaixonada por
    este livro. Já coloquei o nome dele
    na minha lista : COMPRAR. ( A minha
    lista está imensa). Em setembro,
    vou à BIENAL DO LIVRO para adquirir
    este e outros sonhos de consumo.

    bjs
    CRISTINA SÁ do bolg:
    http://cristinasaliteraturainfantilejuvenil.
    blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Mil,
    Estive visitando o site da Editora Manole.
    O livro BOTÃO não está sendo mais editado.
    Que pena! Só garimpando nos sebos. Vou
    fazer isto.Você teve sorte de encontrá-lo.
    Foi um achado.
    bjs
    Cristina Sá do blog:
    http://cristinasaliteraturainfantilejuvenil.
    blogspot.com

    ResponderExcluir