05 julho 2011

Aventuras de um gato xadrez


Era uma vez um gato xadrez...
texto e ilustrações: Bia Villela
editora: Escala Educacional

Eu adoro os livros infantis, mas tenho minhas preferências e também meus preconceitos. Um deles se refere aos livros que têm como objetivo principal ensinar alguma coisa para a criança, como formas, números, ou comportamentos (aliás, sinto o mesmo em relação aos vídeos "estilo adestramento infantil"). Claro que é ótimo quando o livro tem algum conteúdo formal a ensinar, mas eu acho que o objetivo principal da literatura infantil é provocar emoções. Provocar diversão, encantamento, alegria, medo, reflexões, e os aprendizados têm que vir acompanhando as emoções provocadas. O fato é que muitos livros que se propõem a ensinar algo colocam isso no primeiro plano, e eu acho que o livro sai chato, insosso, truncados. Mas as exceções existem, e eu adoro encontrá-las e perceber que os preconceitos quase sempre são perdas de tempo.

Conheci o Era uma vez um gato xadrez através da escola de minha filha, que o usou para ensinar as cores às crianças de 2 anos. Com rimas e uma linguagem simples o livro cria situações para gatos de todas as cores, como o verde, que era preguiçoso e foi deitar na rede, ou o vermelho, que entrou no banheiro e fez careta no espelho. As situações são divertidas e gostosas de imaginar. As ilustrações são geniais, mas simples e geométricas, o que ajudou, por exemplo, que na escola as crianças com as professoras reproduzissem o livro em tamanho grande (em cartolina) com pintura e colagem de materiais diversos. E pela velocidade com que a turminha aprendeu a identificar as cores, posso assegurar que além da diversão garantida, o aprendizado é certo.

Um comentário:

  1. Olá!
    Acabo de ler seu comentário a respeito do
    livro: Era uma vez um gato xadrez de Bia
    Villela. Gostei muito da sua colocação.
    Que boa dica! Eu não conhecia nem o livro,
    nem a autora/ ilustradora. Ao criar situações
    para gatos de todas as cores, em primeiro lugar
    ele mexe com a imaginação dos pequenos. Num
    segundo momento, é que vem a proposta de ensinar
    um conteúdo. Penso como você: a leitura tem
    que ser prazerosa e estimular emoções.
    Parabéns pelo blog.
    Vou segui-lo de pertinho.
    Até 3ª feira!
    bjs
    Cristina Sá do blog:
    http://cristinasaliteraturainfantilejuvenil.
    blogspot.com

    ResponderExcluir