11 julho 2012

Formiguinhas leitoras

Formigas
texto: Elaine Pasquali Cavion
ilustrações: André Neves
editora: Paulus

Conheci Formigas por indicação dos Roedores de Livro. A resenha era tão tentadora que só sosseguei quando o tive nas mãos. Na época, a filha de uma grande amiga estava iniciando suas leituras individuais e eu achei que aquele livro era perfeito para ela. Outros pequenos leitores ganharam o livro das minhas mãos depois desta primeira vez, e eu guardei um exemplar para minha pequena, mas queria que fosse neste contexto, no início das suas leituras individuais. Bom, o dia chegou, e eu fiquei muito feliz de partilhar com minha filha essa pérola que descobri aqui na net.

No livro, centenas de formigas estão em sua fila indiana seguindo pelo gramado a procura de comida para abastecer o formigueiro. Obedientes e concentradas, elas seguem sem levantar o olhar ou desviar o caminho traçado pela formiga-líder. Todas menos uma, uma pequena formiguinha que ousou levantar o olhar e se encantou com o azul do céu e o verde da grama. E foi descobrindo a paisagem que ela viu um objeto desconhecido, mas tentador, que a fez sair da fila para desvendá-lo. Era um livro! Um livro cheio de palavras. Palavras cheias de significados. Em instantes todas as formigas do formigueiro estão desvendando o livro, e levando para casa ao invés de alimentos para o corpo, alimentos para a alma, na forma de palavras. Palavras suculentas e folhosas como a palavra FOLHA, iluminada e quente como a palavra SOL, que traziam o cheiro salgado da maresia e até algumas gaivotas como a palavras MAR. Logo o formigueiro se transformou, e quando, no início do inverno, a cigarra buscou o formigueiro para oferecer seus serviços de cantora, encontrou o lar das formigas estocado de... poesia.

O livro é lindo, de verdade! E me lembra com perfeição a fome de palavras dos pequenos leitores. Seu formato é pequenino, mas casa bem com a proposta do livro. O texto de Elaine Pasquali e as ilustrações de André Neves são deliciosos, simples e cheios de significados. É mesmo uma pérola que adoro apresentar a todos que gostam de bons livros – aqueles feitos com encantar os leitores.

Um comentário:

  1. MIL,
    FIQUEI ENCANTADA!
    OBRIGADA PELA INDICAÇÃO.
    JÁ COLOQUEI O "FORMIGAS"
    NA MINHA LISTA DE COMPRAS.
    um beijo,
    CRISTINA SÁ
    http://cristinasaliteraturainfantil
    ejuvenil.blogspot.com

    ResponderExcluir