17 julho 2012

Medo de fantasmaaaa...

A casa assombrada
texto e ilustrações: Kazuno Kohara
tradutor: Heloísa Prieto
editora: Cosac Naify

Dentre os medos que povoam a mente da minha pequena, está o de fantasmas. E este é especial, porque ela jura que já esteve cara a cara com um. Tudo começou quando ela tinha 2 anos e estávamos dormindo na casa de meu pai. Como ela acordava no meio da noite com uma certa frequência, e eu não estava muito habituada ao quarto, achei melhor deixar a luz do banheiro acessa, o que iluminava um pouco o ambiente. E ela acordou de noite chorando muito, nos abraçava, apertava e chorava. No dia seguinte afirmava com todas as letras: tinha um fantasma no quarto, ela o tinha visto. Depois de muita conversa e especulações, descobrimos o que parece o mais provável: ela assustou-se com a sombra de um cabide que estava com algumas bolsas penduradas. Realmente, a sua sombra formada pela luz do banheiro, parecia fantasmagórica. E mesmo depois de tanto tempo, ela continua afirmando que os fantasmas existem, e que é na escuridão que aparecem.

A Casa Assombrada traz uma forma muito divertida de brincar e desmistificar o esteriótipo que foi criado para a ideia de fantasmas. O livro fala de uma menina que mudou-se para uma casa antiga e enorme, uma casa assombrada. Ah, mas a menina não era uma menina qualquer, ela era uma bruxa. Uma bruxa que ao encontrar com os fantasmas da casa, ao invés de ficar assustada e sair correndo, começou uma caçada a eles e ficou super feliz com isso. Ela e seu gatinho trabalharam duro e conseguiram capturar uma porção de fantasmas, mas depois... ficaram sem saber o que fazer com eles. As ilustrações do livro são todas nas cores laranja e preto, o que dá todo o tom halloween, além do branco dos fantasmas, que aqui são aqueles típicos, como lençóis brancos com olhos e boca. Não demorou e a bruxinha começou a inventar várias formas de usar seus fantasmas... não vou contar tudo, mas posso garantir que no final, ninguém vai ficar com medo daqueles fantasmas!

O nonsense torna a história divertida e faz a criança por uns instantes rir dos seus medos. Eu aproveitei o momento e propus à minha pequena que fizéssemos fantasmas de papel manteiga, imitando os do livro. Os olhos e a boca foram feitos com canetinha preta. Assim desenhamos e cortamos vários, de diferentes tamanhos, e fomos formando famílias e colando com durex nas paredes do seu quarto. Foi uma brincadeira bem divertida. Infelizmente fizemos isso há alguns meses e não consigo mais localizar as fotos que tiramos na ocasião... acho que vou propor isso novamente a ela, e então trago novas fotos aqui :)

Um comentário:

  1. MIL,
    VOU FICAR ESPERANDO PARA
    CONHECER ESTES FANTASMAS
    DA MILZINHA.rsrsrs
    A CASA ASSOMBRADA PARECE
    SER UM LIVRO BEM DIVERTIDO,
    um beijo,
    CRISTINA SÁ
    http://cristinasaliteraturainfantile
    juvenil.blogspot.com

    ResponderExcluir