Hoje vou pedir licença a vocês, meus queridos leitores, para excepcionalmente fazer uma explícita sessão "babação materna". Eu sei que foge um pouco da proposta do blog, mas foi irresistível. Além do mais, o blog também tem como proposta falar sobre nossas experiências e vivências, e no fim das contas, o motivo da babação tem tudo a ver com literatura infantil.
Os Monstros
textos e ilustrações: Letícia Xavier
editora: Cachinhos Leitores
Imaginam minha alegria quando minha pequena cacheada chegou quarta-feira da escola dizendo que um coleguinha havia feito com sua mãe um livro, e ela queria fazer um também? Peguei papel, ela pegou suas canetinhas, e em poucos minutos as ilustrações estavam prontas. Ela então me contou a história, mas já estava na hora de dormir, e tivemos que esperar para a noite seguinte. Ela queria ir ditando e eu escrevendo, como seu coleguinha havia feito, mas eu sugeri que ela mesma escrevesse - depois de uma certa resistência ela concordou. A história e os textos foram todos criados por ela sozinha, mas eu a ajudei com algumas palavras, por sua solicitação. Fiz como me orientaram em sua escola: deixei ela escrever livremente, mas quando ela me perguntava se algo estava certo eu apontava erros, se houvessem.
"Era uma vez 3 monstros"
"Eles encontraram 2 meninas para jogar bola"
"Mas não deu, porque choveu"
"Mas o sol apareceu"
Reparem nas carinhas de tristeza das crianças e dos monstros quando chove, e de alegria quando para de chover. Quando me contou a história pela primeira vez, ela fazia referência a estes sentimentos (ficaram triste.../ficaram felizes...), mas na hora de escrever bateu uma certa preguicinha, e saiu assim, com o texto mais enxuto mesmo - tudo bem, as ilustrações deixam os sentimentos dos personagens bem claros :)
Depois das ilustrações e textos prontos, ela numerou as páginas e fez a capa. Eu corri para fotografar, e depois grampeei e passei durex imitando uma lombada, coloquei em um classificador plástico e o demos como pronto. Ela leu para mim antes de dormir e levou na sexta-feira para a escola, feliz da vida. Eu, claro, fiquei de cá estourando de orgulho. Nesse momento só consigo pensar que não existe nada na vida mais difícil e mais prazeroso do que criar um filho...
Ah, pois é, o nome da Cachinhos é Letícia! Mas acho que vou continuar chamando ela de Cachinhos por aqui. Porque, né? Já encorporou...
Mil,
ResponderExcluirAdorei a indicação deste livro:
OS MONSTROS
AUTORA: Letícia Xavier
ILUSTRADORA: Letícia Xavier
EDITORA: Cachinhos Leitores
Gostei do monstro da capa
(ele, logo, me conquistou),
gostei dos 3 monstros juntos
(eles me pareceram adoráveis),
gostei da chuva (ou seria um
temporal?)e dos traços das
bocas das meninas e dos
monstros( traço voltado para
baixo indicando tristeza e
para cima, alegria).
E assim nasceu uma pequena
grande escritora/ilustradora.
Parabéns, Letícia Xavier!
Que bom ser a editora do livro
OS MONSTROS!
Bom demais poder viver momentos
como este, que você acaba de
relatar, não é mesmo?
um beijo,
Cristina Sá
http://cristinasaliteraturainfantile
juvenil.blogspot.com
Brilhante! Vai longe, essa menina! Amei as expressões, os desenhos e a história!
ResponderExcluirBjs!