21 julho 2012

Minha Cachinhos... Autora!!!

Hoje vou pedir licença a vocês, meus queridos leitores, para excepcionalmente fazer uma explícita sessão "babação materna". Eu sei que foge um pouco da proposta do blog, mas foi irresistível. Além do mais, o blog também tem como proposta falar sobre nossas experiências e vivências, e no fim das contas, o motivo da babação tem tudo a ver com literatura infantil. 

Os Monstros
textos e ilustrações: Letícia Xavier
editora: Cachinhos Leitores

Imaginam minha alegria quando minha pequena cacheada chegou quarta-feira da escola dizendo que um coleguinha havia feito com sua mãe um livro, e ela queria fazer um também? Peguei papel, ela pegou suas canetinhas, e em poucos minutos as ilustrações estavam prontas. Ela então me contou a história, mas já  estava na hora de dormir, e tivemos que esperar para a noite seguinte. Ela queria ir ditando e eu escrevendo, como seu coleguinha havia feito, mas eu sugeri que ela mesma escrevesse - depois de uma certa resistência ela concordou. A história e os textos foram todos criados por ela sozinha, mas eu a ajudei com algumas palavras, por sua solicitação. Fiz como me orientaram em sua escola: deixei ela escrever livremente, mas quando ela me perguntava se algo estava certo eu apontava erros, se houvessem. 


"Era uma vez 3 monstros" 

"Eles encontraram 2 meninas para jogar bola" 

"Mas não deu, porque choveu" 

"Mas o sol apareceu"


Reparem nas carinhas de tristeza das crianças e dos monstros quando chove, e de alegria quando para de chover. Quando me contou a história pela primeira vez, ela fazia referência a estes sentimentos (ficaram triste.../ficaram felizes...), mas na hora de escrever bateu uma certa preguicinha, e saiu assim, com o texto mais enxuto mesmo - tudo bem, as ilustrações deixam os sentimentos dos personagens bem claros :)

Depois das ilustrações e textos prontos, ela numerou as páginas e fez a capa. Eu corri para fotografar, e depois grampeei e passei durex imitando uma lombada, coloquei em um classificador plástico e o demos como pronto. Ela leu para mim antes de dormir e levou na sexta-feira para a escola, feliz da vida. Eu, claro, fiquei de cá estourando de orgulho. Nesse momento só consigo pensar que não existe nada na vida mais difícil e mais prazeroso do que criar um filho...

Ah, pois é, o nome da Cachinhos é Letícia! Mas acho que vou continuar chamando ela de Cachinhos por aqui. Porque, né? Já encorporou... 

2 comentários:

  1. Mil,
    Adorei a indicação deste livro:
    OS MONSTROS
    AUTORA: Letícia Xavier
    ILUSTRADORA: Letícia Xavier
    EDITORA: Cachinhos Leitores

    Gostei do monstro da capa
    (ele, logo, me conquistou),
    gostei dos 3 monstros juntos
    (eles me pareceram adoráveis),
    gostei da chuva (ou seria um
    temporal?)e dos traços das
    bocas das meninas e dos
    monstros( traço voltado para
    baixo indicando tristeza e
    para cima, alegria).

    E assim nasceu uma pequena
    grande escritora/ilustradora.
    Parabéns, Letícia Xavier!

    Que bom ser a editora do livro
    OS MONSTROS!

    Bom demais poder viver momentos
    como este, que você acaba de
    relatar, não é mesmo?
    um beijo,
    Cristina Sá
    http://cristinasaliteraturainfantile
    juvenil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Brilhante! Vai longe, essa menina! Amei as expressões, os desenhos e a história!

    Bjs!

    ResponderExcluir